Nesta semana, Maria Nazaré de Mattos Murilho fez história como a primeira Assistente Social representando o CRESS-PR a compor a mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cascavel eleita para o mandato 2023. A reunião, onde Maria foi eleita vice-presidente do Conselho, aconteceu no Auditório da Prefeitura de Cascavel.
Além da Assistente Social, também foram eleitas/os para compor a mesa diretora do CMS de Cascavel o presidente, Antonio Vieira Martins, que também é membro do Conselho Estadual de Saúde, o primeiro-secretário, Narciso de Jesus Comissio, e o segundo-secretário, Mauro Aparecido Giomo.
“Entendo que os Assistentes Sociais precisam ocupar estes espaços de discussão coletiva e fortalecimento do controle social e da gestão democrática, porque temos condições de contribuir com a discussão e com avanço dentro do CMS.”, afirmou Maria Nazaré.
Maria Nazaré de Mattos Murilho trabalha há 20 anos como Assistente Social em Cascavel. Atualmente, ela atua em uma unidade do Programa Saúde da Família. Na eleição desta semana, das/os 24 conselheiras/os de Cascavel, a Assistente Social teve 18 votos para assumir como vice-presidente do CMS.
Segundo ela, o conselho de Cascavel é bastante atuante. E conta com boa representatividade bem dentro do Estado do Paraná.
“Um dos desafios para este ano é reativar os Conselhos Locais de Saúde no município, que por conta da pandemia de Covid-19 foram se perdendo. Antes da pandemia tínhamos 29 conselhos locais atuantes. Hoje temos somente dez”, afirmou a Assistente Social.
Ela também destacou que, neste ano de 2023 a Conferência Municipal de Saúde de Cascavel vai ocorrer no dia 25 de Março. E, por isso, o CMS já trabalha com o preparo das Conferências Locais de Saúde. Ao todo, Cascavel terá 17 pré-conferências: seis delas na área rural e 11 na área urbana.
CRESS-PR fomenta a participação de Assistentes Sociais nos espaços de Controle Social
Em novembro do ano passado, o CRESS-PR realizou um curso sobre o tema que pode ser assistido no canal do Youtube do CRESS-PR, a atividade visava incentivar e qualificar a participação das/dos Assistentes Sociais nas Instâncias de Controle Social.
Ainda sobre o mesmo tema, foi publicado o CRESS-PR em Movimento, resultado da construção coletiva da categoria e foi organizada pela necessidade premente de ampliar o debate sobre representação de Assistentes Sociais nas instâncias de controle social.