O Dia da e do Assistente Social é um momento especial para celebrar, refletir sobre o papel desses profissionais na sociedade, reconhecer sua importância e renovar o compromisso com a luta por direitos e justiça social.
Para marcar a data, serão realizadas quatro atividades no estado. As inscrições estão disponíveis na aba “Próximas Atividades” deste site.
No dia 13 de maio, em Curitiba, o CRESS-PR promoverá o evento “Nossa Liberdade é Anticapacitista!” às 19h. Assistentes sociais participarão da “Atividade Alusiva ao Dia da e do Assistente Social — DESAFIOS DO SERVIÇO SOCIAL NA LUTA ANTICAPACITISTA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS”. Wederson Santos, palestrante e especialista em inclusão de pessoas com deficiência, inspirará reflexões sobre o papel dos assistentes sociais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
No dia 17 de maio, no Centro Cultural Galdino de Almeida, o NUCRESS Cornélio Procópio realizará uma celebração das 8h30 às 16h30. Assistentes Sociais se reunirão para compartilhar experiências e discutir o futuro da profissão. A participação de Adriana Aparecida dos Santos, conselheira do CRESS-PR, promete enriquecer o debate.
No dia 21 de maio, às 8h, a UEL sediará uma atividade comemorativa ao Dia do Assistente Social em Londrina. O evento faz parte do Congresso Internacional de Políticas Sociais e Serviço Social, em parceria com o CRESS-PR. O tema será “Capacitismo e Racismo: O duplo estigma das pessoas pretas com deficiência no Brasil”, com palestra de Luciana Viegas, ativista e fundadora do “Vidas Negras com Deficiência Importam”.
No dia 22 de maio, o NUCRESS de Francisco Beltrão realizará uma celebração no Miniauditório da UNIOESTE — Campus Francisco Beltrão, das 13h30 às 17h30. Assistentes sociais e estudantes participarão de uma tarde enriquecedora com Liana Lopes Bassi, coordenadora da Seccional de Londrina e professora da UEL, que levantarão debates sobre a prática e os desafios da profissão.
O NUCRESS Campo Mourão celebrará o Dia da e do Assistente Social em 23 de maio, às 13h30, no COMCAM Campo Mourão (Rua Brasil, 879 — Centro). O evento terá como tema “Nossa Liberdade é Anticapacitista” e contará com a presença de Ivone Maggioni Fiore, Assistente Social e coordenadora nacional de Serviço Social.
O NUCRESS Apucarana realizará um encontro no dia 24 de maio de 2024, das 15h às 17h, na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) — Unidade Apucarana. As Assistentes Sociais Liana Lopes Bassi e Talita Silva participarão, trazendo discussões sobre a profissão e o papel dos assistentes sociais na luta anticapacitista.
Por fim, no dia 27 de maio, às 19h, Cascavel realizará um dia de aprendizado, compartilhamento e reconhecimento da importância do tema “Luta Anticapacitista – desafios e possibilidades no exercício profissional da e do Assistente Social”. Daiane Mantuanelli, assistente social e facilitadora da atividade, trará sua experiência para o debate. Ela é mestranda em Serviço Social na UFSC e coordenadora-geral de Pesquisas, dados e informações da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.