100 anos da Previdência Social no Brasil

Neste dia 24 de Janeiro, o Brasil  celebra o Dia Nacional da Previdência Social e do Aposentado. A data é celebrada há exatos 100 anos, com a publicação da “Lei Eloy Chaves”, em 1923, que criou as primeiras pensões e aposentos no País. 

O direito à previdência social compõe no Brasil o tripé da seguridade social, junto com a saúde e assistência social,  e foi conquistado no processo de luta dos trabalhadores por dignidade nas relações de trabalho. 

Em alusão à data, o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná destaca a importância da Previdência Social no contexto da proteção social  brasileira, e chama a atenção para os frequentes ataques que esse direito vem sofrendo nos últimos anos.

Durante o período em que a última contrarreforma da Previdência foi debatida no Legislativo Brasileiro, a CT da Previdência Social do CRESS-PR chamou a atenção da categoria para o desmonte do INSS e a precarização do trabalho de assistentes sociais no âmbito da Previdência Social.

Dentro do trabalho em defesa da categoria, o CRESS-PR também enaltece a participação e atuação das (dos) Assistentes Sociais que trabalham no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), fundamental para a garantia e manutenção dos benefícios previdenciários às brasileiras e brasileiros.

O CRESS-PR também destaca a importância do Estado Brasileiro em garantir um envelhecimento ativo e saudável,  e lembra que  a Organização das Nações Unidas celebra, de 2021 a 2030, a Década do Envelhecimento

A luta pelo fortalecimento da Previdência Brasileira atende aos princípios do código de ética da/o Assistente Social e, assim sendo o CRESS-PR reafirma seu compromisso político na construção de um sistema de proteção social que garanta dignidade à toda população brasileira, por meio de uma sociedade sem dominação, sem exploração de classe, raça e gênero.

Por fim, o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná se coloca junto das/dos profissionais que atuam no INSS, sindicatos, aposentados, e grupos que  resistem aos desmontes na Previdência Social.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.