Conquista coletiva de Assistentes Sociais que atuam na Saúde em Ponta Grossa

Após muitas lutas, a categoria conseguiu criar uma Coordenação Técnica de Serviço Social na Secretaria de Saúde, com a eleição democrática para o cargo. Com esta conquista, comemora-se uma nova fase para estes/as profissionais, que terão em sua chefia alguém que compreende melhor as funções e demandas da categoria. O CRESS/PR por diversas vezes neste processo foi consultado e orientou para a atuação dos/as profissionais.

Acompanhe Carta elaborada pela Assistente Social Tereza Lopes Miranda que descreve esta conquista:

O Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa vem a público congratular-se com este Conselho e dar “um viva a democracia” e ao envolvimento das profissionais na defesa da categoria, por ocasião das lutas travadas no primeiro semestre de 2011.

Como já é do conhecimento desse conselho, há aproximadamente 7 anos a categoria estava insatisfeita e em desacordo com sua antiga chefia, não sentindo-se representada.  Informamos que, de forma organizada e democrática – numa manifestação de amadurecimento, o Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde hoje é mais cidadão porque foi coerente com seus princípios: Na defesa de representatividade de fato conseguiu, em diálogo com o gestor, eleger uma Coordenação do Serviço Social na Saúde.

A eleição ocorreu entre profissionais concursadas, de carreira e comprometidas com a categoria. O processo ocorreu num clima amistoso, em que de forma unânime foi eleita por voto direto nossa nova representante, Assistente Social Neumari P. da Cunha, com o apoio de 28 Assistentes Sociais. Ela já está à frente da Coordenação Técnica de Serviço Social, desempenhando atividades em prol da categoria e do bem estar do funcionalismo público e de todos os cidadãos deste município.

Sonhar vale a pena, lutar vale a pena, viver vale a pena. Após 7 anos sobrevivendo, o Serviço Social da Secretaria de saúde de Ponta Grossa se revigora e de forma atuante contribui com a categoria das Assistentes Sociais, funcionários públicos e cidadãos em geral.

Com esse exemplo resgatamos o principio da participação social como forma inerente a construção da cidadania, dizendo não ao autoritarismo e arbitrariedade que afetam nossa dignidade. Que o próximo ano seja ainda melhor que este, nos apontando novos horizontes, onde possamos juntas ver triunfar a vida e com ternura e dignidade.

Sejamos nós a mudança que queremos ver no mundo.

Tereza Lopes Miranda

Assistente Social