Conquista coletiva de Assistentes Sociais que atuam na Saúde em Ponta Grossa

Após muitas lutas, a categoria conseguiu criar uma Coordenação Técnica de Serviço Social na Secretaria de Saúde, com a eleição democrática para o cargo. Com esta conquista, comemora-se uma nova fase para estes/as profissionais, que terão em sua chefia alguém que compreende melhor as funções e demandas da categoria. O CRESS/PR por diversas vezes neste processo foi consultado e orientou para a atuação dos/as profissionais.

Acompanhe Carta elaborada pela Assistente Social Tereza Lopes Miranda que descreve esta conquista:


O Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa vem a público congratular-se com este Conselho e dar “um viva a democracia” e ao envolvimento das profissionais na defesa da categoria, por ocasião das lutas travadas no primeiro semestre de 2011.

Como já é do conhecimento desse conselho, há aproximadamente 7 anos a categoria estava insatisfeita e em desacordo com sua antiga chefia, não sentindo-se representada.  Informamos que, de forma organizada e democrática – numa manifestação de amadurecimento, o Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde hoje é mais cidadão porque foi coerente com seus princípios: Na defesa de representatividade de fato conseguiu, em diálogo com o gestor, eleger uma Coordenação do Serviço Social na Saúde.

A eleição ocorreu entre profissionais concursadas, de carreira e comprometidas com a categoria. O processo ocorreu num clima amistoso, em que de forma unânime foi eleita por voto direto nossa nova representante, Assistente Social Neumari P. da Cunha, com o apoio de 28 Assistentes Sociais. Ela já está à frente da Coordenação Técnica de Serviço Social, desempenhando atividades em prol da categoria e do bem estar do funcionalismo público e de todos os cidadãos deste município.

Sonhar vale a pena, lutar vale a pena, viver vale a pena. Após 7 anos sobrevivendo, o Serviço Social da Secretaria de saúde de Ponta Grossa se revigora e de forma atuante contribui com a categoria das Assistentes Sociais, funcionários públicos e cidadãos em geral.

Com esse exemplo resgatamos o principio da participação social como forma inerente a construção da cidadania, dizendo não ao autoritarismo e arbitrariedade que afetam nossa dignidade. Que o próximo ano seja ainda melhor que este, nos apontando novos horizontes, onde possamos juntas ver triunfar a vida e com ternura e dignidade.

Sejamos nós a mudança que queremos ver no mundo.

Tereza Lopes Miranda

Assistente Social

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas

Assist Sociais PG

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.