Assembleia-Geral da categoria define planejamento e anuidade 2024

Na noite da última sexta-feira (20), na sede do CRESS-PR em Curitiba, a gestão “Ousadia de Sonhar e Resistir na Construção do Amanhã Desejado” realizou a 2.ª Assembleia-Geral Ordinária de 2023. A reunião contou com a presença de Assistentes Sociais de diferentes regiões do estado e teve como pauta prestação de contas/principais ações, aprovação do Plano de Metas/Proposta Orçamentária 2024 e aprovação da anuidade para o ano de 2024.

Nessa ocasião, foram apresentados detalhes sobre a arrecadação financeira e o destino dos recursos, que vêm de tributos e contribuições anuais dos/das Assistentes Sociais. Também foram abordadas as dificuldades enfrentadas pelo Conselho, como a inadimplência, e as estratégias adotadas para priorizar e distribuir os recursos.

Segundo a presidenta do CRESS-PR, Olegna de Souza Guedes, as assembleias são mais que obrigações regulamentares. É a representação do compromisso ético-político do Conselho com a categoria profissional.

“A assembleia é um espaço fundamental para que as/os Assistentes Sociais do Paraná possam debater e deliberar sobre o contexto, a estrutura e a organização do CRESS-PR. Através dela, é possível fortalecer a representatividade da categoria e unir as/os profissionais na defesa de um Serviço Social que promova a transformação social e a defesa dos direitos da população”, afirma a presidenta.

Aprovação de contas e planejamento orçamentário

No encontro, também foi apresentada a proposta de planejamento do CRESS-PR para o ano de 2024 e, em seguida, os valores propostos para o reajuste do valor da anuidade do próximo ano. Como instância máxima de deliberação da categoria, as/os Assistentes Sociais presentes aprovaram a proposta de reajuste de 2,43% na anuidade de 2024.

De acordo com Francisca de Assis, tesoureira da atual gestão do CRESS-PR, o planejamento orçamentário é feito com foco na distribuição justa dos recursos arrecadados, incluindo folha de pagamento, manutenção e atividades essenciais para o funcionamento do CRESS-PR.

“Apesar dos desafios econômicos, sempre evitamos repassar aumentos aos inscritos. No entanto, reconhecemos que ajustes são inevitáveis em certos casos. Por isso, propusemos o reajuste mínimo do CFESS para atender às nossas necessidades”, explica a tesoureira.

Confira aqui o material completo apresentado na assembleia com todas as ações e valores.