Reunião da CT de Saúde do CRESS-PR discute Controle Social e Socialização de Experiências de Participação nas Conferências Municipais

Na última terça-feira, dia 04/04, a CT de Saúde do CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná) realizou uma reunião para discutir o tema de Controle Social e Socialização de Experiências de Participação nas Conferências Municipais.

A reunião contou com a participação de 28 profissionais Assistentes Sociais e da Assistente Social, Dra. Liana Lopes Bassi, coordenadora da Seccional de Londrina e pesquisadora da área. Contou ainda com demais profissionais da área de saúde e representantes do CRESS EM conselhos municipais no estado do Paraná.

Durante a reunião, Liana apresentou a Cartilha “Participação Das/os Assistentes Sociais Nas Instâncias de Controle Social”, do CRESS-PR, e explicou o seu conteúdo. Os participantes da reunião, que ocorreu através do Google Meet, debateram estratégias para a participação das conferências municipais e da Conferência Estadual. Você pode conferir a Cartilha em:

CRESS-PR publica material sobre participação de Assistentes Sociais nas instâncias de controle social

Entre os encaminhamentos da reunião, foi definido um cronograma de reuniões para o ano de 2023. As reuniões serão realizadas mensalmente, toda primeira terça-feira de cada mês, com horários alternados para que possam ser acessíveis a todas (todos) os (as) Assistentes Sociais interessados (interessadas). Também foi definida uma estratégia de alinhamento das representações do CRESS-PR na Conferência Estadual, com uma reunião de delegadas (delegados) que ocorrerá no primeiro dia de atividade.

Organização

As reuniões mensais serão organizadas pela coordenação colegiada, formada por Argeria Serraglio, Edinaura Luza, Adriene/AF, Marcelo Nascimento de Oliveira, Jackson Michel T. da Silva, Christiani Cassoli Bortoloto Lopes, a partir das demandas e pedidos de pautas, bem como das demandas ingressadas através da COFI.

De acordo com o Assistente Social, Marcelo Nascimento de Oliveira, a reunião da CT de Saúde foi um importante espaço para a discussão de estratégias e fortalecimento da base e representatividade do CRESS nos espaços de controle social.

“As próximas reuniões, que já estão agendadas, prometem ser igualmente produtivas e irão promover um maior engajamento dos/as assistentes sociais em defesa do Sistema Único de Saúde Universal e de serviços de qualidade que atendam os direitos da população”, concluiu.