Assistentes Sociais do Paraná participaram do XVII ENPESS, no Rio de Janeiro e reunião colegiada da coordenação do Fórum em Defesa da Formação e Trabalho de Qualidade em Serviço Social

Entre os dias 14 a 17 de dezembro, na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), representantes do CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná), participaram do XVII ENPESS Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Neste ano, e até setembro de 2023, o CRESS-PR está na coordenação do Fórum Nacional em defesa da formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social.

Durante o encontro, no Rio De Janeiro, foi definida uma proposta de cronograma de reuniões do Fórum para o próximo ano. De acordo com a presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga, que está na coordenação do fórum, estão previstas quatro reuniões para 2023: em fevereiro, abril, junho e agosto. E duas plenárias nacionais. A primeira em março; a segunda em setembro.

“O Fórum é um espaço com objetivo de fortalecer a luta coletiva da categoria, por meio das entidades, CFESS, CRESS, ABEPSS, e ENESSO na defesa da formação e trabalho de qualidade em Serviço Social. E tem como foco ações que articulem o trabalho a formação de assistentes sociais, tendo como objetivo principal a defesa do Projeto Ético-político do Serviço Social Brasileiro e a defesa também dos princípios e normativas que dão sustentação a profissão e a formação profissional”, afirmou a presidenta Andréa.

Encaminhamentos

Segundo Andréa Braga, durante o Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, no Rio de Janeiro, foram retomadas as diretrizes do Fórum Nacional.

“Justamente é fortalecer as regiões que estão vinculadas as comissões de trabalho e formação profissional para garantir a capilarização das ações de defesa da formação e do trabalho profissional. Com isso, pretendemos identificar as principais demandas, agregar mais atores e atrizes, que são vinculadas a defesa de uma formação de qualidade, laica, pública, e socialmente referenciada e fortalecer essa unidade da concepção da profissão que nós defendemos e na formação profissional que nós defendemos também. As duas em âmbito nacional”, pontuou a presidenta.

Também durante o encontro foram debatidos as pautas prioritárias que foram estabelecidas durante a última plenária, realizada em setembro deste ano, durante o Encontro Nacional, na cidade de Maceió (AL).

Entre as pautas prioritárias por assistentes sociais de várias regiões brasileiras, foram debatidas: a formação e trabalho de qualidade, o debate da lei de cotas, o debate sobre a curricularização da extensão, disseminar as diretrizes do Fórum Nacional para os regionais, a articulação com entidades que defendem os princípios diretrizes do Fórum, além das entidades de organização coletivo da categoria, como sindicatos, associações que façam essa mesma defesa.

Por fim, Andréa também acrescentou que a coordenação colegiada fará a produção um material sobre a historicidade do Fórum Nacional em defesa da formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social.

“Estamos pensando em um espaço virtual de organização das informações que estejam vinculadas às entidades e que faça esse resgate, sobre quando que surgiu o Fórum, quais foram as principais ações realizadas, e a partir daí faça uma carta de apresentação do Fórum, bem como brochura que enfatize a perspectiva histórica e princípios frentes de atuação do Fórum”, concluiu.