Vêm aí as Eleições CFESS-CRESS 2023-2026

As próximas eleições para as gestões 2023-2026 do Conjunto CFESS-CRESS ocorrerão entre 14 e 16 de março de 2023, por meio do voto on-line. E o primeiro grande passo para esse momento democrático se dá com a formação de chapas que têm interesse de estar na direção das entidades no próximo triênio, contribuindo para a defesa do Serviço Social brasileiro.  

Por isso, foi aberto no dia 13/12 o prazo para inscrição de chapas concorrentes para o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Serviço Social.  

É preciso ter atenção a todos os requisitos para participação do processo eleitoral, bem como conferir a documentação necessária para tal.  

As informações devem ser acompanhadas na seção especial no site do CFESS sobre as Eleições CFESS-CRESS, onde estão disponíveis documentos como o Calendário Eleitoral, o Código Eleitoral, Informes da Comissão Nacional Eleitoral e outros documentos e também no site do CRESS/PR para as informações do regional. CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE DO CFESS.

As chapas devem ser inscritas no respectivo CRESS (em âmbito estadual) e no CFESS (em âmbito federal). O prazo vai até 16 de janeiro de 2023. É importante destacar também que, em caso de dúvidas, entre em contato com o CRESS-PR pelo (43) 3232-4725 com a trabalhadora de referência Maria do Rocio.

 Processo coletivo, democrático, amplo e transparente 

O processo eleitoral vem se modernizando ao longo dos últimos anos, a partir de debates e mudanças do Código Eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS.  

Desde o último pleito, o voto passou a ser on-line, trazendo eficiência, agilidade, redução de custos e mais transparência, com auditoria externa do sistema de votação. Sem contar que, para muitas pessoas, o voto por meio digital se tornou um facilitador, tendo em vista sua praticidade.  

Além disso, o processo eleitoral reforça um dos princípios da administração pública, que é a transparência das suas ações, que significa compromisso para o Conjunto CFESS-CRESS.  

A ampla divulgação dessas informações contribui para o registro de inscrição de chapas em todos os CRESS e respectivas seccionais. 

Quem pode se candidatar e quem pode votar 

Nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS, quanto maior a participação de assistentes sociais, maior a legitimidade do processo. Isso porque, no Conjunto, a direção é eleita pela categoria por meio de voto direto não obrigatório. O CFESS e os CRESS também fazem a combinação do voto não obrigatório ao quórum mínimo, expressando o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação política democrática. 

Assistentes sociais com inscrição regular no CRESS, pagamento das anuidades em dia e endereços atualizados podem formar chapas e se candidatar, desde que sejam cumpridos todos os requisitos regimentais constante na Resolução que regula o processo eleitoral. É importante destacar que estar na condição de conselheiro ou conselheira é uma militância em defesa da profissão.  

Outra informação relevante é que o voto é facultativo, mas de extrema importância para fortalecer a profissão e dar legitimidade às eleições do Conjunto CFESS-CRESS 

Ao estabelecer um número mínimo de votantes em um sistema de voto não obrigatório, o Conjunto busca estimular a participação política da categoria e garantir a legitimidade das urnas. 

Sobre o sistema de votação 

No início do próximo ano, o CFESS lançará o site de votação. Por meio dele, cada assistente social poderá acessar, criar uma senha e votar, pelo celular ou pelo computador! 

Com essas medidas, o Conjunto CFESS-CRESS busca dar não só visibilidade ao processo eleitoral, mas fomentar a participação de cada assistente social em sua estrutura política e em seu direito de votar e ser votada.  

Para a conselheira do CFESS Carla Pereira, presidenta da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), é importante que cada assistente social tenha seus dados atualizados no CRESS da sua área de jurisdição, em especial o endereço de e-mail pessoal e o número de celular.  

“No site das eleições daremos todas as orientações sobre como obter a senha de votação, sobre o prazo para quitar débitos com o Conselho Regional e sobre a data limite de atualização dos dados cadastrais para poder votar. É importante que a categoria assegure a sua participação e mobilize colegas de profissão para esse momento que reafirma o nosso compromisso com o processo democrático das direções das nossas entidades”, enfatiza Carla.  

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.