Profissionais do Cress-PR ministram oficina de ética na Unicentro

A convite do colegiado do Curso de Serviço Social da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), representantes do Cress-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná) estiveram em Guarapuava para ministrar uma oficina sobre ética profissional no trabalho das (dos) assistentes sociais. A oficina aconteceu no dia 08 de agosto e contou com a participação de 9 estudantes e 32 profissionais da área.

Durante a oficina, foram abordados fundamentos do Código de Ética do Assistente Social, sigilo profissional, formas de denúncia, e a condução de Processos Éticos. A conselheira do Cress-SPR, Ilda Lopes Witiuk, e a coordenadora técnica do Cress-PR, Vanessa Rocha, conduziram os trabalhos, destinados a profissionais supervisores de campo e estudantes do curso de Serviço Social da Unicentro.

A coordenadora técnica do Cress-PR também avaliou os trabalhos como momento destinado para diálogo da categoria com o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná

“Com certeza, um momento muito valoroso essa aproximação. Tivemos uma presença expressiva de profissionais, supervisores de campo, e estudantes da região de Guarapuava. Através de uma construção conjunta dos presentes, se configurou um espaço riquíssimo de informação e de estabelecimento do nosso compromisso profissional com a ética e com a condução de um trabalho de qualidade das (dos) assistentes sociais”, acrescentou Vanessa.

Exercício

Durante o encontro, foi realizado um exercício sobre os indícios de violação ética no trabalho das (dos) Assistentes Sociais, a partir de uma situação hipotética. Na atividade, as (os) profissionais construíram, dentro do relato de uma pessoa fictícia, onde estaria o questionamento da competência técnica e ética da (do) Assistente Social. Em seguida, as profissionais do Cress-PR explicaram sobre como são conduzidos os processos éticos dentro da entidade, desde o ingresso da denúncia até o julgamento.

Convite

A Instrução de processos éticos é uma atribuição privativa de assistentes sociais e pode ser exercida por qualquer assistente social do Estado do Paraná. Na oportunidade o CRESS PR realizou o convite as profissionais presentes para compor.

Caso tenha interesse favor entrar em contato com a área técnica do CRESS Pr por meio do email:

[email protected] 41 99271-6913