Cress-PR marca presença em audiência pública sobre 60 anos da psicologia no Brasil

A conselheira do CRESS-PR (Conselho Regional De Serviço Social do Paraná), Marcia Helena Carvalho Lopes, participou, nesta segunda-feira (22), de uma audiência pública realizada na ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná) sobre os 60 anos da psicologia no Brasil. Nesta semana, dia 27 de agosto, é o Dia das (os) Psicólogas (os).

O evento também contou com a presença da Presidenta do CRP-PR (Conselho Regional de Psicologia do Paraná), Renata Campos Mendonça, da coordenadora da Abrapso (Associação Brasileira De Psicologia Social), Claudia Cobalchini, e do representante do CFP (Conselho Federal de Psicologia), Robemilson Barreto,

Márcia Helena Carvalho Lopes destacou a importância da contribuição do setor para o desenvolvimento social e político do Brasil. “A psicologia tem construído sua história em conjunto com o Serviço Social, temos um caminhar muito parecido, é preciso lembrar que não existe profissão sem militância, por isso quero registrar minha gratidão por esse momento”, disse.

Assistentes Sociais e Psicólogos(as)

Há três anos, com a publicação da Lei nº 13.935/2019, é obrigação do Poder Público assegurar o atendimento de assistentes sociais e psicólogos aos alunos da rede pública de educação básica. Um levantamento recente, realizado pelo Cress-PR aponta que apenas 31 dos 399 municípios paranaenses possuem profissionais do Serviço Social trabalhando na educação básica.

Posicionamento do Cress-PR

Além de parabenizar essas (es) profissionais de extrema relevância, o CRESS-PR reafirma o seu compromisso na implementação da Lei nº 13.935, aprovada em 2019, após muita luta por parte das categorias envolvidas, em todos os 399 municípios.