Eventos regionais também celebram Dia da (do) Assistente Social no Paraná

Além do evento Estadual de comemoração ao Dia da (do) Assistente Social, sete regionais do CRESS-PR estão, também, com uma programação de eventos regionais alusivos à data. Oficialmente, o dia da (do) Assistente Social é celebrado em 15 de maio, em virtude do decreto que regulamenta a profissão, publicado na mesma data, no ano de 1962.

O evento, em Curitiba, será no dia 17 de maio, com possibilidade de participação presencial e também será transmitido pelo canal do CRESS-PR no Youtube, a partir das 19h. A temática deste ano é Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas”, proposto pelo CFESS (Conselho Federal de Serviço Social).

Confira os principais eventos regionais:

Cascavel

Para celebrar o mês em que se comemora o Dia das (os) Assistentes Sociais, a Seccional Cascavel programou uma atividade mais do que especial e solidária.

Durante todo o mês de maio, das 8h às 17h, profissionais e acadêmicos de Serviço Social que quiserem e estiverem aptos poderão doar sangue nos hemocentros. A ação faz parte do projeto “Assistente Social: O que você faz?”.

O projeto visa dar mais visibilidade ao Assistente Social, além de mobilizar a categoria a externalizar sua valorização profissional e de contribuir para o aumento dos estoques de sangue no mês de maio. Trata-se de um compromisso, por meio de um gesto humano e solidário, a suprir a necessidade de estoques nos bancos de sangue.

As (os) interessadas (os) poderão doar sangue nos hemonúcleos da região de abrangência da Seccional Cascavel (Hemocentro Cascavel, Hemonúcleo Campo Mourão, Hemonúcleo Francisco Beltrão, Hemonúcleo Foz do Iguaçu, Unidade de Coleta e tTransfusão de Sangue de Toledo e Hemonúcleo Umuarama) fomentando, dessa forma, o aumento nos estoques de sangue da região.

Ressalta-se que as ações de doação de sangue ocorrerão por meio de agendamento, seguindo os protocolos de medidas sanitárias pertinentes à Covid-19.

Londrina

Para celebrar a data alusiva ao Dia da (o) Assistente Social, a Seccional de Londrina realizará no dia 28 de maio, das 8h às 12h, na Chácara Alice, a atividade Dia da (o) Assistente Social.

O intuito da roda de conversa é de fortalecer a categoria e propiciar discussões acerca do cotidiano profissional da (o) Assistente Social.

A programação contará com a palestra realizada pela professora Doutora Heloísa Teles da Universidade Federal de Santa Catarina, abordando o tema “Mundo do trabalho e pandemia: impactos e perspectivas para o exercício profissional da (o) assistente social”, seguida de um momento de debate e troca de experiências das (os) Assistentes Sociais da Seccional de Londrina.

O evento conta com a parceria do Fórum dos Trabalhadores do SUAS de Londrina e do GRASS – Grupo de Assistentes Sociais da Saúde de Londrina e Região – apoiadores do evento.

Irati

Com o propósito de debater sobre a categoria profissional e a importância da organização política das (os) Assistentes Sociais, o NUCRESS Irati promoverá, no dia 13 de maio, das 9h às 12h, o encontro “Assistente Social: profissional de luta e de compromisso com a democracia!”.

Trata-se de atividade alusiva ao dia da (o) Assistente Social, que pretende reunir todas (os) as (os) profissionais e estudantes de Serviço Social da região.

Local: Centro da Juventude de Irati – Avenida Perimetral João Stokloes, s/nº.

Ponta Grossa

Como parte das comemorações do mês em que se celebra o Dia das (os) Assistentes Sociais, o NUCRESS Ponta Grossa promoverá, em 13 de maio, das 14h às 17h, no Salão de Festas da Instituição de Longa Permanência – Lar São Vicente de Júlio de Castilhos, 1104, Centro, Ponta Grossa, o Encontro: “Meu país, meu lugar de fala: Nós, mulheres, assistentes sociais de Luta!”.

A atividade é alusiva ao “Dia da (o) Assistente Social – “Nosso maio, nossa luta!” e tem como objetivo possibilitar um espaço coletivo de diálogo da categoria profissional e de estudantes da área e ainda ampliar as estratégias de fortalecimento da profissão.

Foz do Iguaçu

No dia 13 de maio, das 8h30 às 12h, no auditório da UNILA-JU, o Nucress Foz do Iguaçu realizará o Dia Alusivo ao Dia do Assistente Social: Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta!

A atividade propõe uma reflexão sobre a atuação da (o) Assistente Social no contexto social, político e cultural, além de articular a categoria profissional.

A programação contará com mesa redonda, apresentação cultural do grupo maracatu  Batuque Mulher, composta por mulheres e guiada por princípios feministas.

Cornélio Procópio

Assistentes Sociais de Cornélio Procópio já têm um encontro marcado para o dia 19 de maio, das 9h às 15h, nas dependências da Sunset Petiscaria, Avenida XV de Novembro – Alto do Cristo, Cornélio Procópio.

O encontro, que faz parte das atividades alusivas ao Dia da (o) Assistente Social celebrado em 15 de maio, visa promover reflexões e debates acerca do tema, além de viabilizar a realização de atividades culturais e sociais, incentivando a socialização entre as (os) Assistentes Sociais da região.

União da Vitória

Com o intuito de contribuir para o fortalecimento da categoria profissional, o NUCRESS União da Vitória promoverá no dia 25 de maio, das 18h30 às 21h30, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória, o Seminário Temático – Dia do Assistente Social.

O seminário debaterá sobre as atribuições e competências da categoria, considerando as resoluções e notas técnicas do conjunto CFESS/CRESS, além de marcar o dia do assistente social com um dia de visibilidade e defesa da categoria.

A palestra “Serviço social tem um lado, o das trabalhadoras em suas múltiplas existências e opressões! Chega de ameaças às liberdades democráticas, chega de ataques aos direitos trabalhistas e sociais!” proferida pelo Assistente Social, Antonio Sergio Curione, será uma das principais programações do evento.