9° módulo do Curso Questão Urbana e Serviço Social levanta debate sobre os direitos humanos à agua e ao saneamento

Cerca de 200 profissionais e estudantes da área de Serviço Social trocaram experiências sobre a temática: Direitos humanos à água e ao saneamento. O 9º encontro do curso Questão Urbana e Serviço Social aconteceu nesta quarta-feira (27) e contou com a presença do representante do Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), Marcos Montenegro; e de Marilúcia Cyrino Rodrigues da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com mediação de Silvana Tumelero.

De acordo com Marcos Montenegro, para se ter uma visão geral do tema em questão é necessário refletir sobre os aspectos históricos e levar em consideração os princípios que orientam a realização dos direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário, dentre eles: a disponibilidade, acessibilidade física, qualidade e segurança, acessibilidade econômica, aceitabilidade, dignidade e privacidade.

“O acesso à água deve estar disponível não somente no ambiente domiciliar, mas também no ambiente de trabalho, nos espaços públicos, incluindo a população em situação de rua”, ressaltou.

“É fundamental a luta pelo direito à água e saneamento pois, a água não é mercadoria, mas, é condição essencial para a vida e para a saúde”, destacou Marcos.

Para Marilúcia Cyrino, é necessário debater também sobre as desigualdades que envolvem o direito à água e ao saneamento de populações em situação de vulnerabilidade socioterritoriais. Em sua exposição, citou sobre a luta das mulheres no acesso à água. Até 2016 no Brasil, 27,2 milhões de mulheres não recebiam água encanada, ou não a recebiam regularmente.

“Cabe esse desafio para nós, enquanto Assistentes Sociais, engajar na luta, nos nossos  grupos de trabalho, nas nossas práticas, pensando que outros aspectos nós podemos considerar, falar dessas questões de forma mais ampla, mais contundente e quais soluções para os grupos que estão no enfrentamento direto dessas situações”, falou Marilúcia.

Nos encontros anteriores do curso Questão Urbana e Serviço Social, já foram tema de debate: o trabalho técnico social na habitação, o direito à moradia, conflitos fundiários urbanos e movimentos de luta por moradia, a política urbana no brasil, o direito à cidade, território, territorialização e intersetorialidade na política urbana, aspectos jurídico-normativos da política urbana, e a gestão democrática das cidades.

Organização

A organização e realização do curso conta com a parceria do Projeto de Extensão Direito à Cidade e Proteção Social do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Grupo de estudos Direito à Cidade e Gestão Democrática do curso de Serviço Social e Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR; GTP Questão Urbana, Agrária e Ambiental da ABEPSS e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).