Profissionais de todo o Estado do Paraná celebraram Dia do Assistente Social

O evento presencial aconteceu em Curitiba, na APP Sindicato, mas também foi transmitido pela internet para todo o Estado

Profissionais e estudantes de todo o Paraná participaram, nesta terça-feira (17), do evento em comemoração ao Dia da (do) Assistente Social, organizado pelo CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná). Em Curitiba, na sede da APP Sindicato, cerca de 100 pessoas se uniram para debater o tema deste ano: “Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas”. A comemoração também foi transmitida pela internet para aqueles que não puderam, presencialmente, participar do evento. Até a quinta-feira (19), o vídeo já ultrapassava as 1.300 visualizações.

Na abertura do evento, representantes do conselho e entidades de classe do Serviço Social deram boas-vindas e comentaram a importância do tema deste ano, sugerido pelo CFESS (Conselho Federal de Serviço Social).

A conselheira do CFESS, Kênia Figueiredo, enfatizou a importância do debate sobre a profissão ir além da academia, da discussão científica. “Nós precisamos fazer a superação dessa sociedade da informação por uma sociedade da comunicação. Comunicação é relação. Então, nesse momento que a gente se reconhece como mulheres, classe trabalhadora, e olhe pra quem a gente atende. É preciso que a gente crie um vínculo e desenvolva a função pedagógica que está na gênese da profissão. Precisa buscar uma mediação entre projeto institucional e projeto profissional”, pontuou.

Já a representante da ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), Kathiuscia Coelho, falou sobre os desafios que a temática do evento traz à tona. E sobre as conquistas que a categoria já alcançou, como por exemplo a política de estágio. “O Serviço Social tem um lado. E esse lado é o lado da classe trabalhadora, das mulheres trabalhadoras, negras, periféricas, quilombola, ribeirinha, travestis, transsexuais, e todas que estão na luta”, disse.

Ainda dentro da importância do tema da campanha deste ano do CFESS, Kathiuscia destacou que as mulheres predominam entre as pessoas que mais usam o Serviço Social. “Esse dado é fundamental para pensarmos em nosso posicionamento e o lado que o serviço social se encontra. E que bom que hoje estamos aqui ao lado das mulheres trabalhadoras”, colocou.

A estudante Luana Portela, representando a ENESSO (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social), destacou a importância das (dos) profissionais do Serviço Social durante o período da pandemia da Covid-19. “Nós também na linha de frente, ao lado de enfermeiros e médicos. Hoje, a gente luta por uma classe trabalhadora, uma sociedade justa, e sem opressão”, afirmou.

A presidente do CRESS-PR, Andrea Braga, disse que o momento é de confraternização, mas também de reafirmar o projeto ético e político dos assistentes sociais. “Na defesa do projeto profissional, com direção crítica que nos convoca cotidianamente para lutar pelo projeto societário com bases emancipatórias”, acrescentou.

Andrea falou sobre o desafio cotidiano dos profissionais para assegurar o direito das mulheres. E trouxe datas dos próximos eventos do CRESS-PR para os meses de junho e também para o segundo semestre de 2022.

Após as falas das autoridades, foi formada a mesa dos Movimentos Sociais, com a presença de Jenifer Araújo, que falou sobre a questão indígena, Tatiana Balbino, que abordou a questão racial, Elza Campos, sobre o Movimento Feminista, Djanwak sobre o Movimento Quilombola, Adriana Oliveira, representando o Movimento Sem Terra, Hilma de Lourdes dos Santos, do Movimento Por Moradia, e Karol Nascimento, representando o movimento LGBTQI+.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.