IV Seminário de Formação Profissional e IV Mostra de Campos de Estágios do Curso de Serviço Social

Nos dias 21 e 22 de outubro (segunda e terça-feira) a Seccional Londrina, juntamente com o NUCRESS Ivaiporá e a Universidade Estadual de Maringá (Campus Regional do Vale do Ivaí), realizam o IV Seminário de Formação Profissional e IV Mostra de Campos de Estágios do Curso de Serviço Social. Nos dois dias, o evento acontece às 19h30.

No primeiro dia de Seminário, os participantes poderão acompanhar a palestra “O Estágio supervisionado como elemento central na formação profissional em Serviço Social”, ministrada pela Dra. Marília Gonçalves Dal Bello (Unespar). Já no segundo dia, os participantes terão uma mostra com exposição dos campos de estágio feita pelos/as estagiários/as.

O Seminário busca o aprimoramento e o fortalecimento do Serviço Social na região, além da atuação profissional no âmbito das políticas públicas em que se desenvolvem o exercício profissional dos/as Assistentes Sociais. Muitos/as desses/as profissionais são supervisores/as de campo de estágio e buscam qualificar cada vez mais suas ações numa dimensão ética e política, sempre tendo em vista o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados.

Os espaços que se problematizam para o exercício cotidiano da profissão, em sua maioria, são compostos pelas políticas que Assistência Social. A atividade se mostra importante em virtude do cenário de desmonte das políticas sociais que o país vivencia, bem como os graves ataques que rebatem diretamente na formação profissional dos/as Assistentes Sociais. Além disso, o cenário impacta na formação acadêmica e de estágio.

A importância de sua realização se justifica ainda na perspectiva de compreender as ações propostas de forma articulada como estratégia de fortalecimento da formação para o exercício profissional e possibilitar o engajamento político participativo na relação entre profissionais, unidade de formação e entidade representativa da categoria na região.