Encontro reúne em Curitiba multiplicadoras/es do Projeto Ética em Movimento de todo o Estado

Neste sábado (04/05), na sede do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR), em Curitiba, multiplicadoras/es do projeto Ética em Movimento e membros da Comissão Permanente de Ética do CRESS- PR, participaram do I Encontro de Multiplicadoras/es do Ética em Movimento do CRESS-PR.

O debate da Ética e Direitos Humanos compõe a bandeira de lutas do conjunto CFESS-CRESS e do Projeto Ética em Movimento, que desde o ano de 2000, tem proporcionado espaços de reflexão ética, teórica e crítica acerca das formas de violação de direitos e desumanização presentes na vida social e no cotidiano profissional.  Tem como objetivo, fortalecer a atuação profissional na direção do Projeto Ético Político da profissão.

No Paraná, o projeto Ética em Movimento é coordenado pela Comissão Permanente de Ética, e conta com 20 assistentes sociais como agentes multiplicadores e, desde a sua criação, já realizou 48 multiplicações nas diversas regiões do estado, com a participação aproximada de 1.591 profissionais.

Para a presidenta do CRESS-PR, Joziane Cirilo, diante do cenário de avanço do conservadorismo, do fundamentalismo religioso, de práticas discriminatórias, racistas, homofóbicas, de criminalização e intensificação da pobreza e violação dos direitos humanos, “é indispensável reafirmar princípios e valores éticos fundamentais como a liberdade, democracia e justiça social”.

Por este motivo, o I Encontro de Multiplicadoras/es do Ética em Movimento do CRESS-PR teve como objetivo proporcionar espaço de construção coletiva, troca de experiências, alinhamento de metodologia e construção de protocolo para a multiplicação do projeto no Estado do Paraná.

O Projeto Ética em Movimento tem prioridade na agenda da atual gestão do CRESS- PR, compondo o planejamento estratégico e orçamentário dada a sua relevância para a discussão da ética profissional de forma descentralizada de modo a proporcionar uma maior aproximação das/os assistentes sociais com o Conselho e conhecimento das atribuições, ações precípuas de orientação e fiscalização profissional e de recomposição dos direitos violados.

Para as/os participantes, o encontro foi bastante esperado e atingiu o objetivo proposto, e oportunizou o reencontro de multiplicadoras/es e ainda, a possibilidade de todas/os se conhecerem, trocarem experiências e de construção coletiva para o aperfeiçoamento e ampliação do projeto. A assistente social

Daraci Rosa dos Santos, multiplicadora desde 2012, considera a realização deste  encontro de multiplicadoras/es, um marco histórico importante. Segundo ela, possibilitou a reflexão sobre o quanto essa estratégia, que é curso, adotada pelo conjunto há quase 20 anos, tem sido importante. “Permitiu a nós multiplicadoras/es, nos avaliar enquanto sujeitas/os responsáveis por conduzir os conteúdos com as turmas e verificar se a metodologia que vem sendo desenvolvida tem  sido suficiente para promover o entendimento adequado dos conteúdos trabalhados”. Em tempos de “exceção”, afirma Daraci, como o que vivemos atualmente, o CRESS-PR deve intensificar suas formas de aproximação com a categoria para reafirmar os princípios libertários do projeto ético-político da profissão e “nós, multiplicadoras/es, também somos responsáveis por isso e, portanto, devemos sempre estar atualizadas/os e refinar cada vez mais nosso senso critico para contribuir adequadamente para a leitura do real”.

Jussara Medeiros, assistente social da base, multiplicadora do curso Ética em Movimento desde o seu início, comprova que nesses anos todos, o número de multiplicadoras/es foi crescendo se espalhando pelo estado, e que o encontro, “foi uma grande possibilidade para conhecer não só outras/os multiplicadoras/es, mas também, as dinâmicas e as ferramentas usadas por cada no trabalho que desenvolvem. Joziane Cirilo, diz ainda que, mais do que um resgate da história do Ética em Movimento do Paraná, “foi um momento de reaproximação, de fortalecimento de vínculos e de projeto societário que reafirma princípios fundamentais de defesa dos direitos humanos, concepção balizadora do projeto A Ética em Movimento”.

Confira a agenda do Ética em Movimento:

Curitiba – dias 01, 08 e 15/06 e 06/07/2019

Ponta Grossa / Irati e Telêmaco Borba – dias 01, 08, 15/06 e 06/07/2019