Regressão de Direitos tem Classe, Gênero e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!


Os cortes de recursos e de políticas públicas, as medidas que inviabilizam sistemas públicos estatais e a democracia no Brasil, afetam a população mais pobre e em condição mais desigual por questões de classe, gênero e ético-racial; contribuem para o aumento das violências, pobreza, desigualdade e das desproteções.

 

Assistentes Sociais atuam, especialmente, na formulação e execução de políticas e projetos sociais na gestão social com participação popular; nas formas de organização e incidência política; e na orientação em matéria de Serviço Social e Direitos. Atuamos por uma Seguridade Social Universal e Democrática; por Direitos Humanos concretizados na vida cotidiana da população; e por sociedades mais justas, humanas e igualitárias. Por nosso compromisso e aliança com a população usuária dos serviços sociais, com os sujeitos de direitos, com os movimentos e as organizações que defendem direitos e os mesmos compromissos do nosso Código de Ética.

As atividades alusivas ao Dia da/o Assistente Social no Paraná serão marcadas por debates em todo o estado, com ênfase na conjuntura de ataque aos direitos sociais, de congelamento dos recursos para as políticas sociais, de avanço do conservadorismo e do neoliberalismo, e por consequência, do racismo, da xenofobia, da LGBTIfobia, do feminicídio, do extermínio da população jovem, negra, periférica, e dos povos tradicionais e indígenas. Ao mesmo tempo, será o momento de fortalecimento do exercício profissional, de explicitação da agenda de defesa dos direitos e da profissão.

Neste ano, o CRESS-PR convoca a categoria a participar no dia 15 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, de um amplo debate público com parlamentares, organizações populares e organizações em direitos humanos. Será, também, um ato de celebração dos 75 anos do curso de Serviço Social da PUC-PR, de protagonismo de assistentes sociais e de suas organizações em todo o estado; de visibilidade do exercício profissional em diversas áreas; de explicitação das demandas por direitos e novas formas de organização política e de valorização da profissão no Paraná.

O CRESS-PR fará o debate público sobre temas de interesse e urgentes: orçamento, políticas públicas e direitos humanos; relação entre sistema de justiça e políticas sociais; serviço social na educação; violências e redes de proteção; fiscalização dos equipamentos públicos no estado; piso salarial regional, entre outros assuntos.

As Seccionais de Londrina e Cascavel e os NUCRESS também estão preparando eventos e ações que mobilizam a categoria em todo o estado.

No dia 25/05, a Seccional de Londrina vai realizar o evento “Regressão de Direitos tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!”, com contribuições da assistente social, Roseli da Fonseca Rocha, da Fundação Osvaldo Cruz.

A Seccional Cascavel realizou no dia 26/04, o evento “As manifestações concretas do neoconservadorismo no trabalho profissional e seus impactos no Serviço Social”, que contou com a palestra da profª Maria Lucia Martinelli.

 

Participe das atividades do dia da/o assistente social desta semana.

 

CURITIBA

09/05/2019

“Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano! Assistentes Sociais em combate ao Racismo”

Josiane Soares – presidenta do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)

Elza Campos – vice-presidenta do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR), coordenadora da Câmara Temática de Ética e Direitos Humanos.

Juliana Mara da Silva – assistente social da Cáritas Regional Paraná e representante da Câmara Temática de Ética e Direitos Humanos.

Horário: 19h

Local: SENGE – Centro Comercial Itália, R. Mal. Deodoro, 630 – 2201 – Centro, Curitiba – PR

Inscrições:

Assistentes Sociais

Estudantes

Outros profissionais

 

 

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.