Regressão de Direitos tem Classe, Gênero e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!

Os cortes de recursos e de políticas públicas, as medidas que inviabilizam sistemas públicos estatais e a democracia no Brasil, afetam a população mais pobre e em condição mais desigual por questões de classe, gênero e ético-racial; contribuem para o aumento das violências, pobreza, desigualdade e das desproteções.

Assistentes Sociais atuam, especialmente, na formulação e execução de políticas e projetos sociais na gestão social com participação popular; nas formas de organização e incidência política; e na orientação em matéria de Serviço Social e Direitos. Atuamos por uma Seguridade Social Universal e Democrática; por Direitos Humanos concretizados na vida cotidiana da população; e por sociedades mais justas, humanas e igualitárias. Por nosso compromisso e aliança com a população usuária dos serviços sociais, com os sujeitos de direitos, com os movimentos e as organizações que defendem direitos e os mesmos compromissos do nosso Código de Ética.

As atividades alusivas ao Dia da/o Assistente Social no Paraná serão marcadas por debates em todo o estado, com ênfase na conjuntura de ataque aos direitos sociais, de congelamento dos recursos para as políticas sociais, de avanço do conservadorismo e do neoliberalismo, e por consequência, do racismo, da xenofobia, da LGBTIfobia, do feminicídio, do extermínio da população jovem, negra, periférica, e dos povos tradicionais e indígenas. Ao mesmo tempo, será o momento de fortalecimento do exercício profissional, de explicitação da agenda de defesa dos direitos e da profissão.

Neste ano, o CRESS-PR convoca a categoria a participar no dia 15 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, de um amplo debate público com parlamentares, organizações populares e organizações em direitos humanos. Será, também, um ato de celebração dos 75 anos do curso de Serviço Social da PUC-PR, de protagonismo de assistentes sociais e de suas organizações em todo o estado; de visibilidade do exercício profissional em diversas áreas; de explicitação das demandas por direitos e novas formas de organização política e de valorização da profissão no Paraná.

O CRESS-PR fará o debate público sobre temas de interesse e urgentes: orçamento, políticas públicas e direitos humanos; relação entre sistema de justiça e políticas sociais; serviço social na educação; violências e redes de proteção; fiscalização dos equipamentos públicos no estado; piso salarial regional, entre outros assuntos.

As Seccionais de Londrina e Cascavel e os NUCRESS também estão preparando eventos e ações que mobilizam a categoria em todo o estado.

No dia 25/05, a Seccional de Londrina vai realizar o evento “Regressão de Direitos tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!”, com contribuições da assistente social, Roseli da Fonseca Rocha, da Fundação Osvaldo Cruz.

A Seccional Cascavel realizou no dia 26/04, o evento “As manifestações concretas do neoconservadorismo no trabalho profissional e seus impactos no Serviço Social”, que contou com a palestra da profª Maria Lucia Martinelli.

Participe das atividades do dia da/o assistente social desta semana.

CURITIBA

09/05/2019

“Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano! Assistentes Sociais em combate ao Racismo”

Josiane Soares – presidenta do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)

Elza Campos – vice-presidenta do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR), coordenadora da Câmara Temática de Ética e Direitos Humanos.

Juliana Mara da Silva – assistente social da Cáritas Regional Paraná e representante da Câmara Temática de Ética e Direitos Humanos.

Horário: 19h

Local: SENGE – Centro Comercial Itália, R. Mal. Deodoro, 630 – 2201 – Centro, Curitiba – PR

Inscrições:

Assistentes Sociais