Capacitação das Comissões de Instrução de Processos Éticos do CRESS PR

No último sábado, 24/11, o CRESS PR, representado pela Comissão Permanente de Ética, promoveu capacitação das Comissões de Instrução de Processos Éticos do Conselho. Trata-se de uma ação prioritária do planejamento estratégico do CRESS PR e do Plano de Trabalho da Comissão Permanente de Ética. O intuito é qualificar o trabalho dos/as assistentes sociais integrantes das comissões, no sentido de cumprir adequadamente os ritos processuais, conforme dispostos na Resolução CFESS nº 660/2013, observando as garantias fundamentais à recomposição de direitos violados por assistentes sociais na direção dos princípios e valores pactuados coletivamente no Projeto Ético Político Profissional.

A atividade teve como objetivo promover espaço de discussão, qualificação e aprimoramento profissional para o trabalho das Comissões. Foi possível contextualizar sobre os processos de denúncia ética do CRESS PR a partir do Código Processual de Ética e outras normativas. A assistente social Marcia de Mattos Fonseca, que compõe uma das comissões, participou da capacitação e avalia que a oportunidade foi um momento fundamental, de extrema importância para conhecimento do fluxo e procedimentos dos processos de denúncia ética, da tramitação processual e para esclarecimentos de dúvidas acerca das competências das comissões de instrução.

Para o assistente social Silas da Silva Moreira, que já participou de várias comissões de instrução, estes encontros permitem a atualização profissional, uma vez que cada oportunidade de compor as comissões são momentos de aprendizado, aperfeiçoamento e contribuições para a defesa da profissão.

Os/as participantes aproveitaram para sugerir que estes encontros aconteçam com mais frequência e principalmente quando da nomeação das comissões. Afirmaram que este apoio certamente irá incentivar e qualificar os/as assistentes sociais para participarem das Comissões de Instrução Ética.

Saiba mais sobre o trabalho das Comissões de Instrução de Processos Éticos e também como fazer para compor uma Comissão de Instrução:

https://cresspr.org.br/site/voce-sabe-o-que-e-uma-comissao-de-instrucao-de-processos-eticos/

 

Veja mais fotos do evento: