Conselho Estadual de Saúde não aprova o PL 726

No dia 13 de fevereiro aconteceu a reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES) que pretendia debater e deliberar sobre o PL 726, projeto que cria a FUNEAS, uma Fundação Estatal de Direito Privado.

Depois da tentativa frustrada de aprovar o PL às pressas na Assembleia Legislativa, o governo estadual tentou impor a votação à “toque de caixa” também ao CES. No entanto, com apoio popular os conselheiros trabalhadores não aceitaram a proposta deste PL e assim o projeto será novamente debatido na próxima sessão do conselho.

Em todas as tentativas de votação do PL 726 os trabalhadores e usuários do SUS, representados pelos movimentos sociais, estão obtendo êxito e vêm impedindo a privatização da saúde. A próxima sessão do CES deve debater novamente e deliberar uma posição sobre o assunto.

O PL 726 prevê que as atuais unidades próprias da Secretaria Estadual de Saúde vão, mediante contrato de gestão, ser administradas por uma Fundação de direito privado – a Fundação Estatal de Saúde do Estado – Funeas. Esta Fundação teria então liberdade para contratar servidores via CLT e a Saúde Pública no Paraná passaria a ser gerida não mais pelo Estado e sim por uma instituição privada.

A Secretaria de Saúde se transformaria em mera gestora de contratos, ficando na mãos dos empresários da saúde as decisões sobre as políticas do setor. Entregar os direitos da população brasileira à iniciativa privada irá precarizar o atendimento aos cidadãos/ãs e a atuação dos/as trabalhadores/as.

O CRESS/PR tem divulgado em seus canais de comunicação a importância de não permitir que este projeto seja aprovado, afim de que não se entregue a Saúde à Iniciativa Privada.

Com informações do Sindypsi-PR

 

 

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.