Cfess repudia atitude de faculdade de Muriaé

Arte da Agenda 2010 do CFESS que seria utilizada para a 7ª Semana de Serviço Social da Faminas mas que foi vetada pela Faculdade. (Reprodução CFESS/Rafael Werkema e Mariano Vale)
Arte da Agenda 2010 do CFESS que seria utilizada para a 7ª Semana de Serviço Social da Faminas mas que foi vetada pela Faculdade. (Reprodução CFESS/Rafael Werkema e Mariano Vale)

O Cfess publicou na última semana uma nota de repúdio à Faculdade de Minas (Faminas). A instituição cerceou a divulgação de imagem de beijo lésbico e demitiu a coordenadora do curso.

A Faminas impediu a divulgação do cartaz da 7ª Semana Acadêmica de Serviço Social, que trazia a imagem de um casal homossexual se beijando, e demitiu a coordenadora do Curso de Serviço Social, assistente social Viviane Souza Pereira, que organizou o evento e defendeu a manutenção da imagem, em consonância ao Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social. O evento, que deveria acontecer entre os dias 17 e 19 de maio, foi cancelado.

O Cfess considerou a atitude da Faminas absurda em vários sentidos. A ação fere o Código de Ética do (a) Assistente Social, desrespeita a autonomia profissional da assistente social demitida e demonstra preconceito e autoritarismo da instituição.

O conjunto Cfess-Cress tem acompanhado as demandas de sujeitos coletivos como o movimento LGBT, e apoiado ações que contribuam para superação de preconceitos e violações de direitos. A campanha pela liberdade de orientação e expressão sexual, lançada em 2006, juntamente com a resolução 489/2006 afirmam esse posicionamento. O Cfess é contrário às decisões fundamentadas na lógica opressora e fundamentalista da referida Faculdade.

Acesse a manifestação de repúdio feita pelo Cfess na íntegra.

Leia a Resolução CFESS 489/2006, que estabelece normas vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas, por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo, no exercício profissional do assistente social

Confira o CFESS Manifesta elaborado para Conferência Nacional LGBT e relembre a campanha pela livre orientação e expressão sexual “O amor fala todas as línguas – Assistentes sociais na luta contra o preconceito.”

Leia também o Manifesto em homenagem ao Dia da Visibilidade Lésbica

Conheça o Manual de Comunicação LGBT, adotado pelo CFESS

Participe da campanha pela aprovação do PLC 122/2006, articulada pelo site www.naohomofobia.com.br . Você pode contribuir telefonando para o Alô Senado (0800 61 22 11) e pedindo pela aprovação do projeto aos/as senadores/as.

Veja a repercussão do caso na mídia e comente as matérias!

Na TV Globo Minas

Na TV Alterosa (SBT)

No Portal Uai (jornal Estado de Minas)

No CorreioWeb (Correio Braziliense)

No Portal Terra

No portal O Globo

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.