Mulher em situação de rua é queimada enquanto dormia em Curitiba

O CRESS/PR vem lutando por políticas publicas efetivas para a população em situação de rua, atuando em conjunto com o Movimento Nacional da População de Rua. Por serem vítimas de uma sociedade que não prioriza as necessidades fundamentais do seu povo, a população em situação de rua é um dos segmentos que mais sofre com a vulnerabilidade, reflexos da falta de políticas públicas efetivas.

Assim, repudiamos veementemente o fato ocorrido nesta sexta-feira(3) de manhã: Uma mulher em situação de rua teve mãos e pernas queimadas enquanto dormia embaixo do Viaduto do Capanema, em Curitiba. A vítima, de 23 anos, dormia perto de amigos quando o fogo começou a subir no colchão em que dormia.

Socorristas do Siate atenderam a ocorrência e encaminharam a mulher ao Hospital Evangélico, por volta das 6h. Segundo o Hospital, a mulher foi atendida, medicada e recebeu alta horas depois. Ela não informou o que pode ter acontecido. Segundo notícias veiculadas nos jornais, a Divisão de homicídios e Proteção a Pessoa – DHPP investiga o caso para saber se trata-se de um crime ou incêndio acidental.

Em junho, um homem em situação de rua ficou já havia ficado estado gravíssimo depois de ter mais de 30% do corpo queimado em um ataque criminoso, no Centro de Curitiba. Testemunhas relataram que dois rapazes, com um galão de gasolina, esperaram o homem dormir para atear fogo.

A chacina a esta população tem que ser combatida. O CRESS/PR reitera que a categoria tem o compromisso de estar inserida nestes espaços de luta, fazendo esta defesa dos direitos, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, como é o caso desta população.