No último sábado, 2 de dezembro, foi realizado o encerramento do último módulo do curso Ética em Movimento, promovido pela iniciativa conjunta do CFESS/CRESS em Campo Mourão. Esta última turma, realizada em 2023, encerrou um ciclo de aprendizado e reflexão que também passou por Cianorte e Maringá.

O curso em Campo Mourão, que transcorreu de outubro a dezembro, abordou de maneira abrangente e profunda os seguintes temas, cujos materiais podem ser baixados por meio dos links abaixo:

Módulo I — Ética e História;

Módulo II — Ética e Trabalho Profissional;

Módulo III — Ética e Direitos Humanos;

Módulo IV — Ética e Instrumentos Processuais. 

A atividade foi promovida pelas multiplicadoras e conselheiras Adriéli Volpato Craveiro e Ilda Lopes Witiuk, bem como o Assistente Social Marco Antônio da Rocha e a Assistente Social Jussara Marques de Medeiros.

“Essa iniciativa do conjunto CFESS/CRESS visa contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional, ampliando o debate ético no âmbito do exercício profissional, para além de sua dimensão meramente legal e formal”, explica Adriéli Volpato Craveiro, que organizou o curso.

Para Amanda Marques Rufino, uma das participantes, a atividade a motivou a pensar no dia a dia de trabalho e acreditar em novas possibilidades de intervenções, além de fortalecer sua perspectiva crítica.  “O curso foi um grande processo de aprendizado. Cada módulo me instigou a flexão sobre a prática profissional, assim como um processo de reflexão pessoal.”


Formação continuada

Hellen Oliveira Silva, outra participante do curso, diz que o curso foi importante para a sua atuação profissional. “Cada módulo reafirma o nosso compromisso ético em nos mantermos atualizados(as), contribuindo para uma prática profissional com criticidade, responsável e eficaz no exercício profissional no serviço social”.

Para Marco Antônio da Rocha, participar do curso como facilitador do módulo Ética e Direitos Humanos, é sempre uma honra e uma alegria. “Ver colegas dedicadas, mesmo cansadas, a aprofundar conhecimentos sobre ética profissional e debater o cotidiano é gratificante. Essa disposição em concretizar o projeto ético-político da profissão reforça meu ânimo para continuar contribuindo no processo formativo dessa categoria resiliente.”

Já para Jussara Marques de Medeiros, uma das primeiras multiplicadoras do curso no Estado e ministradora do módulo Ética e História, essa atividade é de suma importância para aumentar a discussão sobre as questões atuais relacionadas ao Conselho. “Assim, o CRESS está mais próximo das/dos Assistentes Sociais, promovendo uma troca de experiências com as/os colegas que enriquece muito o processo de aprendizado”.

“Ao final do curso, as participantes destacaram a importância da formação continuada para o exercício profissional ético e comprometido com a defesa dos direitos humanos. O curso também só foi possível graças ao apoio da coordenação do Nucress de Campo Mourão que não mediu esforços para a viabilização do curso na região”, acrescenta Adriéli Volpato Craveiro, uma das organizadoras do grupo.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.