Curso Ética em Movimento encerra ciclo de aprendizado e reflexão em Campo Mourão

No último sábado, 2 de dezembro, foi realizado o encerramento do último módulo do curso Ética em Movimento, promovido pela iniciativa conjunta do CFESS/CRESS em Campo Mourão. Esta última turma, realizada em 2023, encerrou um ciclo de aprendizado e reflexão que também passou por Cianorte e Maringá.

O curso em Campo Mourão, que transcorreu de outubro a dezembro, abordou de maneira abrangente e profunda os seguintes temas, cujos materiais podem ser baixados por meio dos links abaixo:

Módulo I — Ética e História;

Módulo II — Ética e Trabalho Profissional;

Módulo III — Ética e Direitos Humanos;

Módulo IV — Ética e Instrumentos Processuais. 

A atividade foi promovida pelas multiplicadoras e conselheiras Adriéli Volpato Craveiro e Ilda Lopes Witiuk, bem como o Assistente Social Marco Antônio da Rocha e a Assistente Social Jussara Marques de Medeiros.

“Essa iniciativa do conjunto CFESS/CRESS visa contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional, ampliando o debate ético no âmbito do exercício profissional, para além de sua dimensão meramente legal e formal”, explica Adriéli Volpato Craveiro, que organizou o curso.

Para Amanda Marques Rufino, uma das participantes, a atividade a motivou a pensar no dia a dia de trabalho e acreditar em novas possibilidades de intervenções, além de fortalecer sua perspectiva crítica.  “O curso foi um grande processo de aprendizado. Cada módulo me instigou a flexão sobre a prática profissional, assim como um processo de reflexão pessoal.”


Formação continuada

Hellen Oliveira Silva, outra participante do curso, diz que o curso foi importante para a sua atuação profissional. “Cada módulo reafirma o nosso compromisso ético em nos mantermos atualizados(as), contribuindo para uma prática profissional com criticidade, responsável e eficaz no exercício profissional no serviço social”.

Para Marco Antônio da Rocha, participar do curso como facilitador do módulo Ética e Direitos Humanos, é sempre uma honra e uma alegria. “Ver colegas dedicadas, mesmo cansadas, a aprofundar conhecimentos sobre ética profissional e debater o cotidiano é gratificante. Essa disposição em concretizar o projeto ético-político da profissão reforça meu ânimo para continuar contribuindo no processo formativo dessa categoria resiliente.”

Já para Jussara Marques de Medeiros, uma das primeiras multiplicadoras do curso no Estado e ministradora do módulo Ética e História, essa atividade é de suma importância para aumentar a discussão sobre as questões atuais relacionadas ao Conselho. “Assim, o CRESS está mais próximo das/dos Assistentes Sociais, promovendo uma troca de experiências com as/os colegas que enriquece muito o processo de aprendizado”.

“Ao final do curso, as participantes destacaram a importância da formação continuada para o exercício profissional ético e comprometido com a defesa dos direitos humanos. O curso também só foi possível graças ao apoio da coordenação do Nucress de Campo Mourão que não mediu esforços para a viabilização do curso na região”, acrescenta Adriéli Volpato Craveiro, uma das organizadoras do grupo.