CRESS-PR discute os desafios da Comunicação no Serviço Social em oficina virtual

Com o compromisso de pensar a Comunicação como um direito humano, o CRESS-PR realizou no dia 13 de novembro uma oficina intitulada “A comunicação que temos e a comunicação que queremos: desafios para uma agenda coletiva”, por meio do canal oficial do Conselho no YouTube.

A atividade promovida pelo Comissão de Comunicação do CRESS-PR visou melhorar a comunicação entre todos os envolvidos no Conselho, incluindo a comissão, a gestão, representação de NUCRESS, trabalhadoras/es e a categoria como um todo. O objetivo foi discutir a comunicação de forma abrangente, indo além da dimensão política que este espaço possui, mas pautar a comunicação enquanto direito humano.

O encontro contou com a presença das/dos convidadas/os especiais Leonardo Koury Martins (Brasil de Fato e Militante do Mídia Ninja), Dayane Reis (Assessora de Comunicação do CRESS-MG) e Emilly Marques (CFESS), para aprofundar a conversa.

Troca de informações e experiências

Emilly iniciou a oficina enfatizando a importância de atividades político-pedagógicas de Comunicação, especialmente com as redes sociais. Ela destacou ainda a relevância da atuação da Comissão de Comunicação do CRESS-PR.

“Defender a Comunicação como um direito humano implica em uma luta significativa pela informação e pela nossa profissão, requerendo não apenas declarações, mas também articulações com outros sujeitos coletivos para garantir eficácia nessa batalha. Esse diálogo é crucial para o fortalecimento do Serviço Social brasileiro na sociedade”, afirmou a Assistente Social do CFESS.

Já Dayane compartilhou as bem sucedidas experiências de Comunicação realizadas pelo CRESS-MG e trouxe algumas reflexões sobre como esse trabalho técnico-político de Comunicação pode contribuir diretamente para fortalecer a imagem dos Conselhos do serviço social e da categoria.

Por fim, Leonardo abordou a importância da comunicação na vida diária das pessoas, a instrumentalidade que permeia o cotidiano profissional das/dos Assistentes Sociais e os impactos da comunicação privada orientada pelo lucro.

“Destaco também a relação entre o Serviço Social e movimentos sociais, delineando bandeiras de luta na política nacional de Comunicação e construção de identidade dentro do contexto das entidades do conjunto”.

A íntegra da oficina está disponível para o acesso de todas/os no canal oficial do CRESS-PR no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=cQfHPOiXJo8