Representantes do CRESS-PR participam da Oficina Nacional da Abepss

Entre os dias 27 e 29 de outubro, foi realizada a Oficina Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa em Serviço Social (Abepss) em Recife (PE). A atividade teve como tema a “Formação antirracista e projetos societários no contexto da flexibilização do ensino superior” e reuniu pesquisadoras/es e estudantes de todo o País, bem como representantes dos Conselhos Regionais de Serviço Social e do Conselho Federal de Serviço Social.

O Encontro Nacional ocorreu após as oficinas regionais, realizadas entre agosto e outubro, sendo voltado para docentes, pesquisadoras/es, estudantes (graduação e pós-graduação) e profissionais da área de Serviço Social. O CRESS-PR foi representando pelas conselheiras/os Andréa Braga e Marcelo Oliveira, além da Agente Fiscal Bruna Viana, que fazem parte da coordenação colegiada do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho de Qualidade em Serviço Social. O CRESS-PR também garantiu suporte para a representante regional da ABEPSS no Paraná, a Assistente Social Ednaura Luza.

Andréa Braga conta que o símbolo do evento foi um pássaro africano chamado Sankofa, que simboliza a importância de resgatarmos o passado, refletir sobre o presente e planejar o futuro. “Foi com inspiração no símbolo do evento que ficamos com a tarefa de fazer o resgate histórico do Fórum Nacional e refletir sobre suas principais ações e indicar a retomada do Plano de Lutas”, acredita a Assistente Social.

Tema do encontro

O tema escolhido para a Oficina Nacional abordou a pauta prioritária definida pela gestão da Abepss para o período de 2023/2024, que se concentrou na discussão da questão étnico-racial. Foram debatidas questões relacionadas à etnia e raça, além de projetos societários em um contexto de flexibilização do ensino superior, com a expansão da oferta de cursos EaD e movimentos contrários à ciência.

Para Marcelo Oliveira, conselheiro e coordenador do Comitê Paranaense de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, o Serviço Social tem um histórico de debates sobre a questão étnico-racial, ainda que recente na profissão. Porém, é preciso aprofundar mais essas discussões e reconhecer que o racismo ainda é uma realidade presente, principalmente, na academia.

“Se queremos aprimorar a formação superior, precisamos tencionar a desconstrução do pacto da branquitude e garantir que a formação profissional seja antirracista, desde os primeiros anos, passando pelo estágio até a pós-graduação. Desse modo, não precisaremos de espaços serem “cedidos em mesas” por pessoas brancas, para dizerem que são favoráveis à pauta e/ou não são racistas, pelo contrário, nós mesmos, apropriados de conhecimento, temos capacidade de construir, ocupar e devemos ser respeitadas/os”, explica o Assistente Social.

Entre os assuntos discutidos estavam ainda “As relações étnico-raciais na formação em Serviço Social” e “Encontro para uma formação antirracista no Serviço Social”. Durante a atividade, foi realizado ainda o Fórum Nacional de Supervisão de Estágio em Serviço Social, que debateu os “30 anos do Código de Ética Profissional (1993)”.

Oficinas diversas

As Oficinas da ABEPSS foram espaços de articulação e reflexão política e acadêmica entre as diversas unidades de formação em Serviço Social. O evento também possibilitou o aprofundamento de temas relevantes para a formação profissional, assim como estimular a formação de novas parcerias institucionais, a integração entre graduação e pós-graduação, a troca de pesquisas e pesquisadores, e o diálogo com as representações da área.

Além das sessões presenciais, algumas discussões foram transmitidas em tempo real.

Um dos destaques foi a Reunião do Fórum Nacional em Defesa do Trabalho e da Formação Profissional do Serviço Social, coordenado de forma colegiada pelo CRESS-PR.

De acordo com Andréa, foi destacada a importância da mobilização dos Fóruns Regionais e  o debate sobre o Plano de Lutas do Fórum Nacional com a proposição de reunião com os Fóruns Regionais até o final de 2023.

“O Fórum Nacional tem como diretriz a articulação e fortalecimento da luta coletiva da categoria no desenvolvimento de ações que vinculem o trabalho e a formação das e dos assistentes sociais com vistas à defesa de uma educação emancipada, a materialização do Projeto Ético-Político do Serviço Social, bem como a garantia dos princípios e normativas profissionais”, ressalta a Assistente Social.

O que é a Oficina Nacional da ABEPSS?

A Oficina Nacional de Graduação e Pós-Graduação, também conhecida como Oficina Nacional da ABEPSS, é um evento bienal fundamental para a comunidade acadêmica do Serviço Social no Brasil. Ela promove a articulação e reflexão política e acadêmica, reforçando a integração entre graduação e pós-graduação. A iniciativa se opõe à divisão entre esses níveis de ensino, enfatizando a construção progressiva do conhecimento.

Esses encontros permitem a discussão descentralizada de tópicos relevantes em diferentes regiões do país, envolvendo assistentes sociais, professores e estudantes. Além dos temas centrais, abordam questões como supervisão de estágio, formação em saúde e diálogo entre graduação e pós-graduação.