Curso “Ética em Movimento” promove formação crítica para assistentes sociais

Entre agosto e setembro de 2023, em Cianorte, no noroeste do Paraná, foi realizado o curso “Ética em Movimento”. O curso contou com a participação de 28 assistentes sociais, provenientes de diversas cidades da região, que atuam em diferentes espaços ocupacionais. Além disso, a atual Presidenta do CRESS-PR, Olegna Guedes, e as multiplicadoras e conselheiras Adriéli Volpato Craveiro e Ilda Lopes Witiuk contribuíram com suas experiências e conhecimentos.

O treinamento foi dividido em quatro módulos temáticos, cada um explorando questões cruciais para a prática das/dos Assistentes Sociais:

No Módulo I, intitulado “Ética e História”, a ênfase foi na investigação da evolução histórica da ética no serviço social e sua relevância para o exercício profissional.


No Módulo II, sob o título “Ética e Trabalho Profissional”, foram explorados os desafios éticos que as/os Assistentes Sociais enfrentam em seu cotidiano, enfatizando a importância de tomar decisões embasadas em valores e princípios éticos.


No Módulo III, denominado “Ética e Direitos Humanos”, a análise se concentrou na interseção entre ética e direitos humanos, sublinhando o compromisso da profissão com a promoção e defesa dos direitos fundamentais.


No Módulo IV, com o tema “Ética e Instrumentos Processuais”, o foco recaiu sobre os instrumentos e procedimentos éticos que orientam o trabalho das/dos Assistentes Sociais.

 

Jheymis Palpinell foi um dos participantes da formação. Para ele, o resgate dos fundamentos históricos da profissão trouxeram temas ricos para a discussão e aprimoramento técnico.


“O curso foi de muita valia, em especial, para nos reaproximarmos do projeto ético-político, que por vezes encontrava o profissional tão distante, principalmente àqueles/as que sucumbiam ao discurso meritocrático e liberal. Trouxe ainda subsídios para a reaproximação dos valores da profissão no espaço cotidiano de trabalho e convidou os/as participantes a refletirem sobre a própria atuação profissional (reflexão sempre necessária), orientada por um projeto societário pautado na liberdade e emancipação”, diz o Assistente Social.


Grazielle Ganhão conta que decidiu participar do curso para refletir sobre sua prática profissional e evitar ser apenas uma executora de tarefas, como muitas vezes é imposto pela instituição empregadora. 


“Adorei os encontros, desde as profissionais que ali se colocaram e o material didático até a forma de condução. Foi um momento muito rico e de muitas trocas profissionais. Todos nós precisamos ocupar espaços ao longo de nossa trajetória profissional. Isso é importante para a atuação profissional, pois nos faz suspender o cotidiano profissional vivenciado para aperfeiçoar a prática profissional, visando sempre atuar na garantia de direitos da população atendida de maneira ética”, descreve  a Assistente Social.


De acordo com Adriéli Volpato Craveiro, uma das organizadoras da formação, uma característica marcante desse curso é seu caráter multiplicador, buscando disseminar os princípios éticos entre os/as profissionais da área, acrescenta a Assistente Social.


“O curso foi um importante pilar na promoção de uma prática profissional crítica e alinhada com os valores e princípios do Código de Ética Profissional, contribuindo para um Serviço Social mais responsável e engajado na defesa dos direitos humanos e da justiça social”, afirma a Assistente Social.


Essa iniciativa, promovida pelo conjunto CFESS/CRESS, tem como propósito fundamental fomentar uma abordagem crítica e ético-política do cotidiano profissional das/dos Assistentes Sociais.


E a iniciativa não para por aí. Ainda em 2023, está prevista a inclusão de mais regiões no “Ética em Movimento”, contemplando Maringá, Campo Mourão e Curitiba. Além disso, para o ano de 2024, já estão em andamento planos para abrir novas turmas em diversas outras localidades do Paraná.