49º Encontro Descentralizado da Região Sul contou com a participação do CRESS-PR

Na última semana, entre os dias 29 e 30 de julho, Assistentes Sociais do Paraná participaram do 49º Encontro Descentralizado da Região Sul, realizado em Porto Alegre. O evento reuniu profissionais dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná) esteve presente com delegação de titulares e suplentes, representando a categoria paranaense.
Durante o encontro, participaram assistentes sociais dos três Estados sulistas em diversas atividades conjuntas, entre palestras, debates e deliberações que serão levadas para o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, que acontecerá em Maceió (AL), no mês de setembro.
A presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga, explica que em conformidade com a metodologia proposta, neste ano a delegação foi responsável pela avaliação da agenda política coletiva da categoria e indicação de pautas prioritárias para o próximo triênio (2023-2026).
Na metodologia do conjunto, no primeiro ano de alternância das gestões, delibera-se a agenda coletiva, no segundo ano é de monitoramento e o terceiro ano de avaliação.

“Antes da realização do Encontro Nacional, como instância máxima de deliberação da categoria no Brasil, acontecem sempre os Encontros Descentralizados. No caso da região sul, participamos do evento que reúne os demais CRESS da região: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, reiterou Andréa.
Ela lembrou que este foi o primeiro encontro presencial, após dois anos de atividades virtuais e readequações da participação da categoria em plenárias realizadas de forma remota no período pandêmico.

“O encontro presencial foi momento de muita emoção, de debates qualitativos e corresponde a etapa de avaliação das ações do conjunto CFESS/CRESS para definir os rumos da profissão. Como este é o último ano da gestão, as e os representantes de cada CRESS dessa região, eleitas e eleitos pela própria categoria, se encontram para avaliar as ações desenvolvidas no triênio 2020-2023”, acrescentou a presidente do CRESS-PR.

Encontro Nacional

Com a conclusão dos alinhamentos regionais, em setembro as delegações de todo o Brasil voltam a se reunir. Desta vez, para o Encontro Nacional. Segundo a presidenta do conselho paranaense, é neste momento que serão feitas as avaliações e debates a nível nacional sobre diferentes eixos relacionados tanto à atuação profissional, como ao próprio funcionamento e manutenção dos CRESS.
“Esse espaço reafirma a nossa agenda coletiva de lutas da categoria e defesa do projeto ético-político profissional”, conclui Andréa.