Assistentes Sociais do Paraná participaram do XI Comunicasul

Representantes da Comissão de Comunicação do CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná) participaram, no dia 28 de julho, do XI Comunicasul, que aconteceu em Porto Alegre (RS), antecedendo ao Encontro Descentralizado da Região Sul.

Estrategicamente, membros das comissões de comunicação e assessoria de comunicação dos CRESS de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, se reúnem para debater a pauta da Comunicação do Conjunto. O XI Comunicasul, também reuniu trabalhadoras e trabalhadores dos CRESS, além de representantes do CFESS, ABEPSS e ENESSO.

O principal tema do debate deste ano foram os desafios da comunicação na atualidade e desafios à Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS. Duas palestrantes discutiram a temática com os representantes dos estados do Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul. A primeira convidada foi Claudiana Tavares da Silva Sgorlon, doutora em Serviço Social e Política Social e mestre pela UEL (Universidade de Londrina) e Bárbara Tolla, Consultora de Branding Pessoal, Estrategista Digital e Conteudista. O CRESS-PR mediou a mesa do debate, pelo Conselheiro Marcelo Nascimento de Oliveira.

“Refletimos, durante o encontro, como a comunicação do conjunto CFESS/CRESS pode contribuir para aproximar a categoria profissional das nossas entidades representativas. Mas também, e principalmente, aprofundar o diálogo em tempos de avanços das tecnologias da comunicação permitindo interlocução entre o Conselho, através de suas ações e conteúdo, objetivando qualificar o exercício profissional”, contou Marcelo.

Anualmente, como explica o assistente Social Marcelo Nascimento de Oliveira, o Conjunto CFESS/CRESS se reúne para discutir a direção da profissão, deliberar sobre as bandeiras de lutas que direcionam as ações do Conjunto frente os desafios postos ao exercício profissional da e do assistente social.  De forma regional, os conselhos debatem os temas e propostas para levar ao encontro nacional, que neste ano acontece entre os dias 07 e 11 de setembro, em Maceió (AL).

Para o Assistente Social de Cianorte (PR), Rael Moraes, o evento foi fundamental para refletir o papel da comunicação como instrumento de trabalho das (dos) Assistentes Sociais.

“Analisamos que é necessário modernizar a comunicação e padronizar algumas formas de se comunicar com nossos públicos. Não só como ferramenta de engajamento político e organizativo, mas também técnico e cooperativo da profissão”, acrescentou.

Seminário Nacional

Nos dias 07 e 08, no mesmo local, ocorre o 6⁰ Seminário de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS, que irá a apresentar resultados da Pesquisa sobre o Perfil da Comunicação do CFESS e a 4ª edição da Política de Comunicação CFESS/CRESS.