O direito à água é o tema do penúltimo módulo do curso de Questão Urbana e Serviço Social

O bem mais precioso da humanidade, a água, é o tema do 9° encontro do curso de Questão Urbana e Serviço Social. Os (as) Assistentes Sociais terão a chance de debater, nesta quarta-feira (27), o direito humano à água e também o saneamento. A transmissão ao vivo do módulo começa às 17h, no canal oficial do CRESS-PR no Youtube.

Este módulo conta com a participação da representante do Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), Marilúcia Cyrino, e de Rodrigues da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com mediação de Silvana Tumelero.

Durante o encontro, entram em pauta as desigualdades no acesso à água e saneamento de populações em situação de vulnerabilidades e modalidades de prestação de serviços públicos de água e esgotamento sanitário, seu financiamento no contexto do novo marco regulatório do saneamento e o desafio da universalização desses direitos.

Nos encontros anteriores do curso Questão Urbana e Serviço Social, já foram tema de debate: o trabalho técnico social na habitação, o direito à moradia, conflitos fundiários urbanos e movimentos de luta por moradia, a política urbana no brasil, o direito à cidade, território, territorialização e intersetorialidade na política urbana, aspectos jurídico-normativos da política urbana, e a gestão democrática das cidades.

Organização

A organização e realização do curso conta com a parceria do Projeto de Extensão Direito à Cidade e Proteção Social do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Grupo de estudos Direito à Cidade e Gestão Democrática do curso de Serviço Social e Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR; GTP Questão Urbana, Agrária e Ambiental da ABEPSS e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).