22 de abril: Dia da Terra alerta sobre a necessidade de recuperar a nossa biodiversidade e recursos naturais

O pôster oficial do Dia da Terra 2021, elaborado pelo artista brasileiro Speto

O dia 22 de abril é considerado o Dia da Terra, ou o Dia Internacional da Mãe Terra, data utilizada para promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais e da promoção da educação ambiental. O tema desse ano é “Recuperar Nossa Terra”.

A data, reconhecida oficialmente pela ONU em 2009, foi criada em 1970 quando o senador americano Gaylord Nelson realizou um protesto nacional contra a poluição nos Estados Unidos e para a criação de uma agenda ambiental. A manifestação reuniu 20 milhões de pessoas, incluindo duas mil universidades, dez mil escolas e centenas de comunidades e surtiu efeito com a criação da Agência de Proteção Ambiental e a aprovação de leis para a preservação do meio ambiente. Hoje, o Dia da Terra possui ações coordenadas para a preservação ambiental e ações relativas à data e conta com o apoio de mais de 75 mil parceiros de 192 países.

Após o feito, em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo, o primeiro encontro mundial dedicado a debater a degradação do meio ambiente e a buscar soluções sustentáveis para o planeta. A data também é uma referência mundial para debates e encontros sobre o tema, como em 2016, quando os principais países do mundo firmaram o Acordo de Paris, que estabeleceu um compromisso para a redução da emissão de gases do efeito estufa até 2020. Infelizmente, muitos dos acordos firmados não foram cumpridos. Hoje, também se inicia a Cúpula dos Líderes sobre o Clima, promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

A necessidade de buscar soluções para o meio ambiente e para o clima é urgente em todo o mundo. Números da ONU mostram que os custos da degradação ambiental eram de US$6,3 trilhões de dólares, afetando 3,2 bilhões de pessoas. O efeito dessa degradação é devastador, com a morte de mais de milhões de pessoas por conta da poluição do ar, queimadas, solo contaminados, entre outras causas, a destruição e exploração de terras que pertencem a povos e comunidades tradicionais, o aquecimento global e a ocorrência de mudanças climáticas que ocasionam fenômenos climáticos devastadores pra diversas cidades, as mortes e a extinção de milhares de espécies de animais e de vegetações, entre outros impactos que podem colocar os ecossistemas de todo o mundo em risco.

O Dia da Terra nesse ano coloca como meta a restauração de 350 milhões de hectares de solos degradados até 2030, a redução do desmatamento mundial, combate à poluição dos oceanos, controle e combate à queimadas e atingir a meta de aumento de no máximo 1,5 grau centígrado a mais em relação ao período industrial. Os efeitos dessas ações que precisam ser realizadas pelos líderes mundiais são de US$ 9 trilhões de dólares a mais na economia mundial e a liberação de pelo menos 13 gigatons de gases tóxicos presos na atmosfera.

As ações para a preservação do planeta são urgentes e todas as pessoas podem realizar ações individuais para contribuir para esse objetivo, como com a reciclagem e separação do lixo, redução no consumo de menos substâncias que podem poluir as matas e oceanos, como os plásticos, apoio a ações de órgãos, movimentos ambientalistas, realização de denúncias sobre crimes ambientais nas cidades e campos, como queimadas ilegais, utilização de transportes menos poluentes, redução no consumo de água e energia, entre outras ações.

Saiba mais sobre o Dia da Terra no site oficial da entidade.