Violência contra pessoa idosa pode aumentar com a pandemia do novo coronavirus

#PraCegoVer: ilustração de uma fita lilás no canto superior esquerdo. Do lado direito da fita, a frase "Junho violeta". Abaixo, o número 80%, ao lado da logomarca do canal Disque 100. Abaixo, a frase: "Mais de 80% das violações contra as pessoas idosas ocorrem em casa! Com isolamento as violências podem aumentar! Proteja as pessoas idosas! Denuncie!". Na sequência, no canto inferior esquerdo, a frase: "Mês da conscientização contra violência da pessoa idosa; Assistência Social na linha de frente: todos contra a Covid19". No canto inferior direito, a logomarca do Fonseas. Arte: Fonseas.

Nesta segunda-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com a pandemia do novo coronavirus e a necessidade de isolamento social de maior número de pessoas – devido ao avanço da doença – o CRESS-PR alerta para a importância da vigilância e denúncia contra qualquer tipo de violação de direitos contra pessoas acima de 60 anos.

O Relatório do Disque 100 do ano de 2019 aponta que, no ano passado – sem a pandemia – no Brasil, do total de denúncias que o canal recebeu, 41% foram referentes à negligência; 24% de violência psicológica; 20% de abuso financeiro; 12% de violência física; 2% de violência institucional; 0,2% de violência sexual; e 0,8% de outras violações. No comparativo com o ano de 2018, houve aumento de 29% nos casos de negligência; 19% de abuso financeiro; 13% de violência física; e 8% de violência psicológica.

A gestão “Unidade na Resistência, Ousadia na Luta” do CRESS-PR reforça a importância do papel das/os Assistentes Sociais no acolhimento dessa população e na defesa e garantia de direitos. As/os Assistentes Sociais estão presentes nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), onde são ofertados serviços de abordagem e acolhimento para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal.

As/os profissionais permanecem na linha de frente no atendimento à população durante a pandemia. O CRESS-PR alerta para a necessidade de as instituições aumentarem a vigilância, os programas de enfrentamento à violação de direitos e garantir a preservação da vida e dos direitos da pessoa idosa. Com a pandemia de COVID-19, assim como os casos de violência contra a mulher tem aumentado, grupos vulneráveis como a pessoa idosa também estão sujeitos às consequências do isolamento social.

Toda a sociedade pode e deve denunciar casos ou suspeitas de violações de direitos humanos contra idosas/os. Confira os principais canais de denúncia contra as violências que atingem a pessoa idosa.

Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – (41) 3210-2415

Disque Idoso: 0800 41 0001

Polícia Militar:190

Polícia Civil: 197

Disque Direitos Humanos: 100

Ministério Público do Paraná: (41) 3250-4000

Lista de CRAS e CREAS: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/