CRESS-PR emite nota de pesar pela morte de Márcio Marins de Jagun

O CRESS-PR, por meio da Câmara Temática de Ética e Direitos Humanos, anuncia que foi com muita tristeza que recebemos nessa manha de outono, dia 24 de abril de 2020, a notícia do falecimento do grande companheiro defensor de Direitos Humanos, Márcio Marins de Jagun.

Um defensor da diversidade e dos Direitos Humanos, Márcio era natural do Rio do Janeiro e, em 2005, se mudou para Curitiba. Tinha atuação intensa nas pautas ligadas aos direitos do publico LGBTI, religiões de matrizes africanas e também na cultura carnavalesca.

Em Curitiba, Márcio fundou a organização Dom da Terra. Na capital do estado do Paraná também foi integrante do Fórum de Religiões de Matrizes Africanas de Curitiba e Região Metropolitana e recebeu prêmio enquanto carnavalesco. Em âmbito nacional e estadual, Márcio atuava de forma incansável nos seguintes órgãos de defesas de direitos humanos: Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, UNA LGBT do Paraná, Conselho Estadual de Direitos Humanos – COPEDH, Conselho de Promoção da Igualdade Racial do Paraná – CONSEPIR.

Diante do compromisso e da dedicação de Márcio com a defesa intransigente dos Direitos Humanos, nós, Assistentes Sociais, representadas/os pela Câmara Temática de Direitos Humanos do CRESS-PR, queremos manifestar nosso respeito pela trajetória de luta desse companheiro incansável, que muito contribuiu no debate interno de nossa categoria, no estado do Paraná, incidindo em orientações para o trato ético da população LGBTI por parte das profissionais e da sociedade em geral.

Muitos foram os momentos em que nós, Assistentes Sociais, seja na representação do CRESS-PR, no COPEDH ou em outras frentes, juntas/os com Márcio protagonizamos importantes enfrentamentos e lutas na defesa da promoção dos Direitos Humanos.

Márcio vinha lutando nos últimos três meses pela vida, sendo sucumbido e tendo que nos deixar tão cedo. Era com essa bravura e ao mesmo tempo com afetuosidade que ele defendia Direitos Humanos. Portanto, nesse momento de pesar, queremos ratificar o valor que Márcio Marins tinha para nós, que acreditamos e defendemos uma sociedade livre, justa e emancipada.

Não temos palavras para descrever a falta que Márcio Marins fará. Por isso, nos resta agradecer e manifestar toda nossa solidariedade a familiares e amigas/os do nosso querido companheiro.

Márcio Marins, Presente!