Seccional Londrina completa 35 anos e evento resgata a história e participação de profissionais

Neste mês de dezembro, a Seccional Londrina do CRESS-PR completa 35 anos, um momento que marca o fortalecimento e a luta das/os Assistentes Sociais na região. Para comemorar esse momento, no último dia 7 de dezembro de 2019, foi realizado um encontro para resgatar o processo histórico de organização política da categoria e homenagear profissionais que tiveram participação fundamental neste processo. O encontro começou com uma mesa de abertura composta pela coordenadora de Pós-Graduação da ABEPSS, Olegna de Souza Guedes, a Assistente Social Márcia Lopes, representando a gestão estadual do CRESS-PR, e o Coordenador da Seccional de Londrina, Marcelo Oliveira.

Confira a matéria sobre o histórico da Seccional Londrina, com entrevistas de duas Assistentes Sociais.

Durante a mesa de abertura, as/os profissionais que participaram agradeceram a todas/os presentes, em especial aquelas/es que, durante parte de sua vida profissional, dedicaram seu tempo para, de forma coletiva, lutar em defesa da profissão e sua organização política, compondo parte da história no Conjunto CFESS/CRESS.

Em seguida, a mesa central contou com a participação da Assistente Social Maria de Fátima Pimentel. Em sua fala, ela relembrou sua participação na fundação da Associação Profissional de Assistentes Sociais de Londrina (APAS/LDA) no ano de 1979, que foi fundamental na organização política das/os Assistentes Sociais de Londrina e região como também na defesa da profissão.

Em seguida, a Assistente Social Rosa Okabaiashy, que fez parte da coordenação provisória e da primeira gestão da seccional de Londrina trouxe registros contidos em atas da primeira gestão, o que permitiu compreender que Londrina sempre protagonizou e assumiu papel central neste processo de organização da categoria, com apoio de professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Olegna ainda falou sobre a importância de articular e sistematizar a memória apresentada e sua relação com o atual contexto. Segundo Olegna, “isso nos requisita romper com o tecnicismo e o pragmático, nos requer o desafio de se fazer no campo da luta a defesa do Projeto Ético Político da profissão, além da mobilização da categoria para enfrentar os desmontes praticados pelo governo conservador e os ataques às instituições democráticas e de defesa de direitos”.

Houve ainda, durante o evento, a entrega simbólica do certificado de homenagem às/os profissionais que historicamente construíram a base da organização política da Seccional e que possibilitam os atuais avanços e conquistas. Ainda ocorreu um almoço de confraternização.

Resgate Histórico

No encontro ainda foi apresentada a organização política das/os Assistentes Sociais de Londrina e Região, que começa ainda na década de 1960 com um grupo de estudo dos primeiros profissionais da região. Em 1971, esse grupo já consegue o reconhecimento da Assistente Social Lúcia Maria Pereira como representante do antigo CRAS 10ª Região Norte do Paraná. No ano seguinte contribui para a implantação do Curso de Serviço Social da UEL.

As/os profissionais que participaram do evento destacaram que o Centro Acadêmico de Serviço Social (CASS) da UEL sempre foi ativo e organizou vários eventos voltados à Categoria Profissional e realizou a I Semana de Estudo de Serviço Social, de 19-24 de maio de 1975, certificado pela UEL, realizado pelo Diretório Acadêmico Setorial do Centro de Estudo Social Aplicado da UEL.

Fatos históricos

Em 1977 ocorre a tentativa de criação da Associação de Assistentes Sociais do Norte do Paraná. Contudo, o coletivo optou por apoiar a criação da Associação Profissional de Assistentes Sociais do Paraná (APASP), em 1977, com a representação do Norte do Paraná na vice-presidência, ocupada Assistente Social Rose Mary Souza Serra.

Por não se sentirem representada pela Associação Profissional de Assistentes Sociais do Paraná (APASP), as/os Assistentes Sociais da região criaram, em 1979, a Associação Profissional de Assistentes Sociais de Londrina (APAS-LDA). A diretoria foi assumida pelas Assistentes Sociais Maria de Fátima Godinho Pimentel e Ednéia Maria Machado. A APAS-LDA desenvolveu diversas atividades na formação, defesa da profissão e na organização política da categoria, realizando atividades em Londrina e Região. Um exemplo foi que, no ano de 1985, uma carta sobre a importância da categoria foi escrita e publicada na imprensa local. Leia a carta neste link.

Na década de 1980, o então Conselho Federal de Assistência Social (atual CFESS), por meio da Resolução 137/18/10/1980, definiu a criação do CRAS 11ª. Região (CRESS/PR) – fato que desmembrou o estado do Paraná, nesta questão, em relação à jurisdição relativa ao CRAS 10ª Região, sediado na cidade de Porto Alegre (RS).

No ano de 1982, ocorre o lançamento de Livro “Serviço Social e família – a legitimação de uma ideologia – da Profª. Lídia Maria Monteiro da Silva”. Já em 1983, o CRAS 11ª definiu como estratégia de aproximação com a categoria profissional a criação da Delegacia Seccional, sendo a primeira em Londrina por ser cidade com o maior número de profissionais. Para a construção desta ação, a diretoria do CRAS 11º Região escolheu a Assistente Social Elza Maria Campos como referência. A articulação foi realizada com a APAS/LDA, que referendou a Assistente Social Maria de Fátima Godinho Pimentel.

A região contou com a representação da Assistente Social Ednéia Maria Machado na gestão 84/87 dentro do então Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS).

Inauguração

No dia 12 de dezembro de 1984 foi inaugurada a Delegacia Seccional de Londrina, que dividiu o espaço físico e despesas financeiras com a APAS/Londrina, localizada na Rua Sergipe, 984, sala 211. A base territorial atendida por essa delegacia contemplava Norte Novo e Norte Pioneiro. A Primeira Coordenação da Seccional era composta por:

Delegada Eleonora Gomes Colli
1º. Secretaria: Mara Rejane Alves Nunes Ribeiro
2ª Secretaria: Ivanir Bertochi
Tesoureira: Rosa O. Okabayshi
Suplentes: Sandra Perdigão
Rosalina Bergamo; Regina Mitiko Enjiu.

Londrina ainda contou com a formação de dois grupos de Assistentes Sociais que contribuíram para organização política da profissão: Grupo de Assistente Social da Saúde (GRAS); Grupo de Estudo de Serviço Social Organizacional Londrina (GESSOL)

Década de 1990 institui-se a fiscalização na Delegacia Seccional. As Agentes Fiscais foram:

Suzy Meire
Maria Luisa Curotto
Denise Maria Fank de Almeida
Rafaela Margonar Moreira
Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira Coelho
Patrícia de Oliveira dos Santos
Bruna Viviani Viana
Jaqueline Zuins dos Santos

Trabalhadores administrativos:
Renata
Euza Casanova
Caio Alencar de Toledo
Rafael Ramos Nogueira