NUCRESS Ivaiporã realiza palestra sobre Atribuições e Competências da/o Assistente Social

 

O Núcleo Regional de Serviço Social (NUCRESS) de Ivaiporã, em parceria com o FOREAS Vale do Ivaí, realizou na quinta-feira (15/08), palestra sobre “As competências e Atribuições da/o Assistente Social”, com a agente fiscal Bruna Viviani Viana, da Seccional de Londrina do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR).

Participaram da atividade 25 pessoas, entre assistentes sociais, psicólogas/os, pedagogas/os de vários municípios da região, assim como estudantes de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus Regional Vale do Ivaí.

O objetivo foi promover um espaço de reflexão sobre o trabalho da/o assistente social frente à atual conjuntura de desmonte das políticas sociais e regressão de direitos. Nesse sentido, a discussão abordou os elementos legais que circunscrevem a regulamentação da profissão no Brasil, bem como algumas tendências que atravessam o atual debate sobre competências e atribuições profissionais. Isso porque, a compreensão do que faz a/o assistente social só é possível quando suas competências e atribuições profissionais são inseridas na dinâmica, no movimento da realidade e examinadas a partir das múltiplas expressões da “questão social” que comparecem ao serviço social como demandas.

Nesse sentido, as transformações sociohistóricas, as mudanças na relação entre Estado e sociedade, a partir de nova racionalidade imposta pelo capitalismo contemporâneo, se constituem em desafios à profissão à medida que tencionam o exercício das atribuições privativas e competências da/o assistente social e impõe a elas/eles, a necessidade de se afirmarem como profissionais capazes de intervir sobre a realidade de maneira crítica, a partir da identificação e leitura das demandas profissionais, de forma a enfrentá-las de maneira comprometida com os compromissos assumidos pela categoria profissional inscrita no projeto ético-político do Serviço Social.

Durante o evento, também foram entregues alguns DIPs – NOVO Documento de Identificação Profissional da/o Assistente Social.