CRESS-PR realiza Seminário “SUS Pertence ao Povo! Assistentes Sociais em defesa do direito à Saúde Pública e Universal!”

 

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) realizou na última sexta-feira, 7 de junho, no auditório da UNITER, em Curitiba, o Seminário de Saúde e Serviço Social “O SUS PERTENCE AO POVO! ASSISTENTES SOCIAIS EM DEFESA DO DIREITO À SAÚDE PÚBLICA E UNIVERSAL!”. O evento reuniu mais de cem assistentes sociais de diversas cidades do estado, residentes e estudantes de Serviço Social.

Na abertura do evento, a presidenta do CRESS-PR, Joziane Cirilo, destacou que diante da atual conjuntura de inúmeras tentativas de desmonte do Sistema Único de Saúde, “Seminários como esse promovido pelo CRESS-PR, servem para renovar o compromisso e realinhar as forças das/os assistentes sociais, ampliar a estratégia e a participação na defesa da saúde pública e universal”. A presidenta do CRESS-PR aproveitou para reforçar o convite a todas/os as/os presentes no evento para participarem também do 7º Congresso Paranaense de Assistentes Sociais (CPAS), promovido pelo CRESS-PR, a ser realizado de 26 a 28 de agosto, em Ponta Grossa.

Jackson Michel Teixeira da Silva, integrante da Câmara Temática de Saúde do CRESS-PR, lembrou que a Câmara reúne profissionais que atuam nas áreas de saúde de atenção básica, saúde mental, saúde da/o trabalhadora/or e formação em Residência Multiprofissional. “Um dos nossos objetivos é aprofundar o debate sobre a política de saúde, sua organização, financiamento, controle social e mobilização nas frentes e fóruns em defesa do SUS”.

O coordenador do curso de Serviço Social da UNINTER, o assistente social Dorival da Costa afirmou que é muito importante para os alunos do curso de Serviço Social ter a oportunidade de participar de seminários com temas tão importantes como a defesa da saúde pública. “Ficamos muito satisfeitos em poder manter parcerias com CRESS-PR, o que também faz parte da formação de nossos alunos”, enfatizou o coordenador.

A estudante de Serviço Social da UNINTER, Elaine Souza de Almeida do Carmo, que se pronunciou em nome dos alunos da instituição, falou da importância do contato com a realidade das/os profissionais da área para quem ainda está cursando Serviço Social.

 

Palestra

A primeira assistente social eleita reitora no Brasil, Maria Valéria Costa Correia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), fez um Raio X da saúde no país desde a Ditadura Militar, e descreveu com precisão os fatos históricos que contribuíram para grandes mudanças na saúde pública nos últimos 30 anos. Desde os debates anteriores à Constituição de 1988, até ataques constantes ao sistema e os cortes e o congelamentos de recursos no governo Temer e agora, as tentativas do governo atual de sucatear de vez o SUS.

Na avaliação da Reitora da UFAL, a luta para manter o SUS será árdua. A mercantilização da saúde coloca em risco à saúde da/o brasileira/o. Em alguns estados, como São Paulo, por exemplo, “já é uma realidade e em outros aparecem com nomes diferentes como terceirizações, flexibilizações, modernização e OEAS”.  Valéria acrescentou que o objetivo é um só: entregar todo o SUS para o setor privado. “A sociedade, movimentos sociais, Conselhos como o CRESS-PR e partidos políticos têm o compromisso de defender o sistema público de saúde e a educação, assim como a manutenção de recursos e posicionar contra a qualquer corte de recursos do governo nessas áreas”.

A assistente Social Priscila dos Santos Brasil, da CT de Saúde do CRESS-PR e diretora do Sindicato de Saúde do Paraná (Sindsaúde), contextualizou como o processo de privatização e mercantilização da saúde pública avança no Estado do Paraná com a expansão das organizações sociais na gestão dos serviços. “O que se observa é uma acentuada queda na qualidade dos serviços prestados à população sem nenhum mecanismo de fiscalização por parte do Estado e dos municípios, com recursos cada vez mais escassos e a falta de medicamentos e materiais básicos na atenção à saúde”, analisou.

 

Plenárias

No período da tarde, ocorreram três plenárias simultâneas. Sobre o tema “Os Espaços de Controle e Participação Popular”, a assistente social Andréa Braga, professora da PUC-PR, componente da CT Direito à Cidade e militante do movimento em defesa da política urbana, trouxe importantes contribuições sobre o significado da participação nos espaços institucionais e nos movimentos populares e da necessidade de articulação com os diversos sujeitos coletivos que integram estes espaços, que apesar dos limites, apresentam as possibilidades de explicitação dos interesses individuais que devem ser enfrentados. A presidenta do CRESS-PR, Joziane Cirilo, que participou da plenária, afirmou que “A inserção das/os assistentes sociais nesses espaços são fundamentais para a construção de pautas políticas sociais na perspectiva de totalidade e fortalecimento dos direitos sociais”.

Priscila Brasil, da CT de Saúde do CRESS, destacou na plenária sobre “Serviço Social e a Saúde Mental” que a discussão do trabalho das/os assistentes sociais no campo do cuidado em Saúde Mental deve estar em consonância com o projeto ético político da categoria, Por isso, “temos muito para debater, trocar experiências e defender o cuidado em liberdade e a política de redução de danos, porque existe uma disputa de espaço, e estamos vivenciando retrocessos inaceitáveis, analisou.

O grupo de discussão “Serviço Social e a Residência Multiprofissional em Saúde” atraiu profissionais do Serviço Social de várias cidades do Paraná que, apesar das diferenças sociais e econômicas dos locais de trabalho, as/os residentes em geral, reclamam que fazem o mesmo trabalho, têm a mesma responsabilidade técnica profissional, assinam como assistentes sociais, entretanto, não são respeitados como profissionais. Segundo Jackson Teixeira, apesar de toda a legislação disponível, “ainda existe descumprimento e o CRESS está atento aos problemas envolvendo a Residência”.

As propostas e as sugestões coletadas durante as plenárias deverão ser debatidas e encaminhadas nas próximas reuniões da Comissão Temática de Saúde do CRESS-PR.

Acompanhe AQUI nosso Cress em Movimento Especial da Saúde!

 

 

 

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.