NUCRESS de Campo Mourão/PR – Espaço de Resistência frente à contrarreforma da Previdência Social

O NUCRESS de Campo Mourão, o Espaço Marx, o Grupo de estudos “Questão Social” e Serviço Social na contemporaneidade e G-LUTAS organizaram de forma coletiva a palestra “A Contrarreforma da Previdência Social: Restrição de direitos das/os trabalhadoras/es brasileiras/os”, que foi conduzida pela assistente social Viviane Peres, conselheira do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR) e diretora da Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores Públicos Federais da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS). O evento foi aberto à comunidade e ocorreu no dia 22 de abril de 2019, na Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão. Na ocasião, estavam presentes assistentes sociais de Campo Mourão e região, o NUCRESS de Umuarama, docentes e acadêmicos do curso de Serviço Social e população em geral.

A assistente social Viviane explanou sobre a PEC 6/2019, abordando a incidência da mesma na Seguridade Social, em Políticas Públicas e principalmente na classe trabalhadora, abordando também a proposta do Sistema de Capitalização, o que provavelmente acarretará o fim da Previdência Social pública.

É fato que a contrarreforma da Previdência Social restringe direitos da classe trabalhadora, na medida em que impõe um cenário inimaginável de precarização do mundo do trabalho, aprofundamento das expressões da questão social e degradação humana. Diante dessa conjuntura, assistentes sociais devem seguir as palavras de Marilda Iamamoto e “remar na contracorrente, andar no contravento, alinhando forças que impulsionem mudanças nas rotas dos ventos e das marés na vida em sociedade” (Iamamoto, 1998, p. 141). E por isso, o evento e a discussão sobre a PEC 6/2019 foram fundamentais para reiterar a imprescindibilidade da resistência da categoria profissional e toda classe trabalhadora frente a tamanho retrocesso.