CRESS-PR é reeleito para nova gestão do COPED – Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná

Na quarta-feira (20/03), realizou-se plenária de eleição para o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná – COPED, para a gestão 2019-2021. Em processo de grande disputa no qual concorreram 28 entidades da sociedade civil, o CRESS-PR foi a terceira organização da Capital que recebeu maior número de votos. O COPED é composto de oito entidades titulares, sendo quatro representações da Capital e quatro do Interior.

Esse resultado vitorioso pode ser avaliado a partir da inserção do CRESS-PR nas várias pautas de defesa dos direitos humanos e na denúncia das violações de direitos. A atuação da Câmara Temática de Ética e DH, tem se pautado pelos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social, entre eles, a defesa da liberdade como valor ético central em todas as intervenções, a defesa intransigente dos Direitos Humanos, concebidos historicamente e afirmando em sua indivisibilidade, a opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero e o posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

O CRESS-PR, desde o mês de junho de 2018, assumiu a função de vice-presidência do COPED, representada pela assistente social Daraci Rosa dos Santos, que realizou diversas ações com construção de processos de participação e estratégias para dar andamento às pautas dos direitos humanos, com a realização de audiências públicas em Londrina, Foz do Iguaçu e a realização de plenária ampliada com movimentos sociais, fortalecendo a participação dos sujeitos coletivos. Além de contribuir de forma significativa para a ampliação e fortalecimento da Câmara Temática de Ética e Direitos Humanos do CRESS-PR.

A conselheira Elza Campos, da Câmara Temática de Ética e DH, representou o CRESS-PR na assembleia de eleição e avalia como de grande êxito o resultado desse processo eleitoral, o que responde ao compromisso da gestão “Tempo de Resistir, Nenhum Direito a Menos”, e da constante defesa das conquistas históricas da categoria profissional e dos trabalhadores, na contemporaneidade expressa na Constituição de 1988 e nas legislações que no presente momento histórico tem sido duramente atacadas.

A ata com o resultado final do processo de eleição e a descrição de como ocorreram as atividades foi publicada na página do COPED, dentro do site do DEDIHC – Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, da SEJU – Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná.

Entidades eleitas titulares

Curitiba e Região Metropolitana
APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná;
UBM – União Brasileira de Mulheres;
CRESS – Conselho Regional de Serviço Social;
Grupo Dignidade.

Litoral e Interior do Estado
ACTEP – Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Paraná (Regional de Maringá);
Coletivo Falange Feminina Dandara dos Palmares;
Instituto de Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes Trilhas do Afeto;
Comunidade Bom Pastor.

Entidades suplentes

USIR – Unidade Sarandiense pela Igualdade Racial;
MNPR – Movimento Nacional da População em Situação de Rua;
SINDARSPEN – Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Paraná;
Transgrupo Marcela Prado;
UNA LGBT PR – União de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Paraná;
Sindijor – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná;
Parafuso Educomunicação;