Nota de pesar pelo rompimento de barragem em Brumadinho-MG

O CRESS-PE se solidariza com as comunidades e pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, no início da tarde desta sexta, dia 25 de janeiro, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo informações oficiais são centenas de desaparecidos. Imagens das aéreas mostram que um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão. Rejeitos tóxicos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Cidades à margem do Rio Paraopeba podem ser atingidas.

Os danos humanos e socioambientais são irreparáveis. A exemplo de Mariana fica evidente o descaso, a falta de fiscalização, a ausência de responsabilização, de compromisso de órgãos e, sobretudo, a irresponsabilidade das mineradoras envolvidas.

A população que reside nas áreas afetadas são duramente penalizadas, histórias e vidas são interrompidas. A falta de ações preventivas e de gestão de risco ameaçam constantemente as cidades abrangidas por mineradoras.

Prevalece, com isso, o interesse do capital em detrimento do humano e do patrimônio ambiental. Realidade que demanda a transformação dos modelos de desenvolvimento que desconsideram a sustentabilidade, a diversidade e, sobretudo, preservação das vidas! Importante lembrar que a Vale foi privatizada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. O que se constata é a consequência de um Estado a serviço do capital. Nos preocupa, no contexto atual, além da morosidade do sistema de justiça, posicionamentos de defesa da flexibilização da fiscalização ambiental.

Assim como demais organizações de defesa dos direitos humanos, defendemos a reparação dos danos, a imediata e necessária proteção e apoio às pessoas e famílias afetadas por uma das maiores tragédias do mundo.

Nossa solidariedade ao povo mineiro, de Brumadinho, às famílias afetadas!