Agente fiscal do Cress-PR participa de evento na Unioeste

 

Nos dias 15 e 16 de outubro, foi realizado o I Fórum de Supervisores de Estágio e Mostra de Estágio em Serviço Social, na Unioeste, campus Francisco Beltrão, no Sudoeste do estado. O evento foi organizado pela Coordenação de Estágio Supervisionado em Serviço Social e Coordenação do curso de Serviço Social da Unioeste.
 
O Fórum contou com a palestra da Assistente Social e Agente Fiscal do CRESS-PR, Rosângela Cavalcanti Colcete, que falou sobre “O estágio supervisionado em Serviço Social e suas implicações na formação e no exercício profissional”. Rosângela representou o COFI/CRESS-PR e a Câmara Temática de Trabalho e Formação Profissional.
 
Em sua explanação, a fiscal do CRESS-PR propôs reflexões sobre os novos desafios impostos à profissão, numa perspectiva ampla de atuação, enfatizando a importância do processo de estágio na formação profissional do/a Assistente social.
 
O estágio supervisionado é um espaço que capacita o acadêmico a TER uma postura crítica e reflexiva, constituindo um momento único para a formação profissional. Ele proporciona ao/à estudante a inserção na prática profissional, possibilitando entrar em contato com uma realidade concreta e contraditória. Constitui, também, um espaço de extrema importância para capacitar os/as discentes na intervenção social.
 
O estágio tem como referência a Lei 8.662/1993, que regulamenta a profissão; o Código de Ética Profissional de 1993, com seus 11 princípios indicando o rumo ético-político a serem seguidos pela categoria profissional, assim como os conhecimentos a serem buscados; a Resolução CFESS/CRESS nº 533/2008, que regulamenta a Supervisão Direta de Estágio em Serviço Social; e a PNE (Política Nacional de Estágio) instituída pela ABEPSS, em 2010.
 
O evento, cuja programação incluiu palestras e oportunidades de estágio, teve participação dos/as supervisores de campo e dos/as acadêmicos/as do curso de Serviço Social.