CRESS-PR manifesta solidariedade a assistentes sociais do INSS frente a agressões sofridas

foto: CRESS-SP

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná vem a público manifestar sua indignação e repúdio aos atos de violência cometidos contra assistentes sociais e integrantes de movimentos sociais durante o Encontro Nacional em defesa da Previdência Social e do Serviço Social do INSS. O evento foi realizado na sede da direção central do INSS em Brasília, entre 26 e 28 de maio. Um ato pacífico organizado por trabalhadoras/es neste evento foi reprimido por meio de graves agressões pela equipe de segurança presente no prédio, que agiu com truculência e desrespeito com as/os servidoras/es que democraticamente manifestavam-se por direitos. O objetivo do ato era lutar pela defesa da Previdência Social e do Serviço Social do INSS e contra o desmonte das políticas e serviços públicos.

A delegação do Paraná esteve presente no encontro, composta por sete assistentes sociais de diversas regiões do estado. Entre elas, estava a conselheira do CRESS/PR e Diretora da FENASPS, Viviane Peres, que compôs a comissão organizadora do evento e que também, conduziu o painel “Processos de Trabalho”, junto com o assistente social Júlio Cesar Lopes do Estado de Sergipe. De acordo com eles, até então o encontro possibilitou a discussão e construção de estratégias nacionais frente ao desmonte dos serviços previdenciários: Serviço Social e Reabilitação Profissional, bem como, em defesa da previdência social pública e de qualidade.

Na programação do evento, no dia 28 – dia da manifestação – foram organizadas duas atividades:

1. Denúncia na Procuradoria Regional da República – PGR, sobre medidas que tem ocorrido no INSS que restringem e violam acesso aos benefícios por incapacidade, ingerências políticas e medidas que caracterizam assédio moral aos trabalhadores/as do Instituto Nacional do seguro Social – INSS.

2. Um ato público pacífico, com o objetivo de denunciar as ingerências políticas, a restrição e violação de direitos que tem ocorrido no INSS e o processo em curso de extinção dos serviços previdenciários – Serviço Social e Reabilitação Profissional, bem como, a precarização do trabalho das/dos assistentes sociais, assédio moral, interferências nos processos de trabalho, atos normativos que visam reduzir a autonomia profissional, descaracterizar o serviço social e suas especificidades e reduzir o acesso e direitos das/os trabalhadoras/es. Este ato foi reprimido, resultando em agressões às/aos participantes.

Diante disso, o Conselho Regional de Serviço Social 11ª Região/PR vem a público manifestar repudio aos atos de violência praticados contra as/os Assistentes Sociais do INSS.

Todo apoio e solidariedade às/aos assistentes sociais e demais trabalhadoras/es agredidas/os na manifestação ocorrida na direção central do INSS em Brasília, trabalhadores/as que estão na luta em defesa do estado democrático de direitos e dos direitos da população do país.

Logo Cress e Gestão