CRESS-PR em Movimento – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Março é mês de intensificação das ações contra discriminação racial, mas a luta é diária. O dia 21 de março faz parte da agenda polı́tica em direitos humanos por ser o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi criada em referência ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960 em Joanesburgo, na África do Sul, quando 20.000 pessoas faziam um protesto contra ações do regime de apartheid e a polícia abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.

Lembrar esta data significa fortalecer a resistência e a luta da população negra pelos seus direitos violados, a luta de populações inferiorizadas pelo poder dominante, pela colonialidade instalada no Estado. No Brasil, tais direitos permanecem violados e negados, atingindo, principalmente, populações oprimidas diante do processo histórico de colonização de base escravocrata e opressora de povos originários.

Com o objetivo de fomentar o debate sobre este tema e refirmar a defesa intransigente dos direitos humanos e o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, a Comissão de Comunicação do CRESS-PR produziu o informativo CRESS-PR em Movimento: COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL – um compromisso ético das/os assistentes sociais. O texto é de autoria das conselheiras Jucimeri Isolda Silveira e Tatiana Santos, com colaboração da assistente social Kamilla da Silva

O informativo é um convite a todas/os à reflexão sobre como o preconceito e a discriminação têm produzido violências, extermínio e guerras, e como o Estado de exceção que estamos vivendo, com a criminalização e opressão dos movimentos e formas de resistência e a militarização desenfreada têm ampliado o extermínio – especialmente, da população negra que habita os territórios mais desiguais, dos povos indígenas e tradicionais.

Confira o informativo CRESS-PR EM MOVIMENTO: “COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL – um compromisso ético das/os assistentes sociais” –>

https://cresspr.org.br/wp-content/uploads/2018/03/Cress-em-Movimento-21-marco-27-03.pdf

 

igualdade racial