“Violência se enfrenta com reformas estruturantes que reduzam as desigualdades”, afirma conselheira do CRESS-PR no ‘Monitor da Violência’

A conselheira do CRESS-PR, Jucimeri Silveira, professora da PUCPR e assessora do Fonseas, foi a especialista convidada pela equipe do projeto “Monitor da violência” para falar em vídeo sobre o fenômeno da violência no Brasil e formas de enfrentamento. O projeto é uma parceria do Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública com a equipe do portal G1, para debater a violência no Brasil.”O Brasil teve no ano passado 59.103 vítimas assassinadas – uma a cada 9 minutos, em média” aponta a página sobre o projeto no portal G1. O levantamento tem motivado as reflexões sobre o tema.

Convidada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública para gravar uma reflexão sobre estes dados, Jucimeri foi enfática em sua mensagem: “Não se enfrenta violência com mais violência, o que precisa ser feito é consolidar o Estado Democrático de Direito”, explicando que o necessário é avançar em medidas alternativas de resolução de conflitos, descriminalização do uso de drogas, educação em Direitos Humanos, estruturar o sistema de proteção universal com reformas que reduzam as desigualdades, tendo como diretriz o Programa Nacional de Direitos Humanos.

No vídeo, a conselheira comenta o cenário no Brasil e no Paraná, apontando o avanço do conservadorismo como fator de aumento da violência.

Confira o vídeo clicando na imagem abaixo:

jucimeri g1

Sobre o projeto Monitor da Violência

O “Monitor da violência” é uma parceria entre o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública com a equipe do G1. Jornalistas apuraram e escreveram as histórias dessas mortes em mais de 500 cidades brasileiras. É o relato de uma semana comum, sem nada de especial. É apenas uma amostra dos quase 60 mil homicídios que acontecem por ano no Brasil. Esse número é comparável ao de mortos na guerra da Síria em 2016. A proposta é continuar divulgando reportagens sobre o tema.