CRESS-PR participa da rearticulação do FETSUAS

fetsuas
Trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Paraná se reuniram no último sábado (22) para a plenária de rearticulação do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS – FETSUAS. O encontro, que teve como tema “O desmonte de direitos e a luta pela Assistência Social, como Política Pública de Seguridade Social”, foi realizado no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SISMUC.

A psicóloga Solange Leite, uma das articuladoras do movimento, iniciou a plenária fazendo um resgate histórico da criação do Fórum. A análise de conjuntura e dos impactos da PEC 241 no orçamento da seguridade social, em especial da política de assistência social, contou com a contribuição dos professores e militantes Tiago Bagatin, do Sindicato dos Psicólogos do Paraná – Sindypsi, e Esther Lemos, vice-presidenta do CFESS e membro da coordenação do Fórum Nacional de Trabalhadores/as do SUAS.

A plenária elegeu as entidades que inicialmente irão compor o colegiado, que são: CRESS-PR (que ficou responsável pela Secretaria Executiva), Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Pinhais – Sinsep, Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional – Crefito, Fórum dos/as Trabalhadores/as do SUAS de São José dos Pinhais, SISMUC, Fesmuc, Sindypsi, Conselho Regional de Psicologia – CRP e Sindasp.

Foi construída, ainda, a agenda que norteará o plano de lutas do Fórum. Será realizada a plenária regional do Fórum sul, que acontecerá dia 5 de novembro em Curitiba, e a plenária do Fórum Nacional, que será realizada nos dias 12 e 13 de novembro no Rio de Janeiro.

Em breve será divulgado o calendário de reuniões e outras ações do FETSUAS.

Convidamos os/as trabalhadores/as da área para participação nas reuniões e demais ações. Vamos juntos\as lutar conquistar e transformar.

Em defesa do SUAS, da Seguridade Social, por um Estado Democrático e de Justiça Social!