Ato em Defesa do SUS em Curitiba – 06/07

O Projeto de Lei, PL 143/2015, que tramita no Congresso Nacional, prorroga a Desvinculação das Receitas da União até 2023 e amplia para o percentual para 25%. O que isto quer dizer? Na prática, vai reduzir o recurso que já está em falta, fragilizando ainda mais o SUS. E o ministro da saúde Ricardo Barros afirmou recentemente que o tamanho do SUS deve ser revisto! Ele não disse isso para a melhoria dos serviços, e sim para restringir o que hoje oferece à população. Ele afirma, ainda, que é muito caro sustentar os direitos que a Constituição Federal garante.

Essa postura do ministro levou diversas entidades a ocupar as sedes do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, movimento chamado de #OcupaSUS. Também o Conselho Nacional de Saúde convocou para o dia 6 de julho a MARCHA EM DEFESA DA SAÚDE, DA SEGURIDADE SOCIAL E DA DEMOCRACIA, que vai acontecer em Brasília e que deve ser replicada em todo país.

Em Curitiba a mobilização está sendo organizada pelo Fórum Paranaense Contra a Privatização da Saúde, composta por diversas entidades representativas de trabalhadoras/es e usuárias/os do Sistema Único de Saúde bem como por pessoas que defendem um SUS público, estatal, sob a administração direta do Estado, gratuito, para todas/os e lutam contra a privatização da saúde. O CRESS-PR é uma das entidades que integram a Frente.

O ato será realizado na próxima sexta-feira, dia 6, a partir das 12 horas, na Boca Maldita. Confirme participação no evento aqui.

—————————————–
Próxima Reunião da Frente:
11 de julho, às 17 horas
No SindSaúde-PR – Rua Marechal Deodoro, 314/801