Lei de zoneamento de Curitiba: Vai dar bolo!

vai-dar-bolo

Como forma de protesto pela forma como a Prefeitura de Curitiba e o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC) estão conduzindo o processo de revisão da Lei de Zoneamento, a Frente Mobiliza Curitiba estará distribuindo um bolo de mais de um metro na Rua XV de Novembro, na próxima sexta-feira (13).

A ação, além de simbolizar o “bolo” que a população tem recebido da prefeitura de Curitiba ao não ser consultada sobre esse processo, pretende chamar a atenção das pessoas para a importância de se debater a Lei de Zoneamento da cidade. O bolo tentará explicar – de forma lúdica e irônica através da divisão das fatias em regiões que representam a cidade – o funcionamento dessa lei.

As definições da nova lei que definirão valores para algumas “fatias” da cidade. As áreas onde é possível construir edifícios maiores valerão mais do que onde podem ser construídos imóveis menores. Neste processo cada “fatia” da cidade tem valor diferente, e a especulação imobiliária e setores empresariais estabelecem um verdadeiro balcão de negócios para conseguir as maiores e melhores fatias do bolo. Para isso, contam com cooperação dos órgãos municipais que priorizam relações econômicas em detrimento da participação e das demandas populares.

Frente a falta de informações e transparência nos processos, inacessibilidade dos materiais técnicos e a insistência dos órgãos em conduzir um processo antidemocrático, a Frente Mobiliza Curitiba já protocolou carta aberta que exige o cumprimento da participação popular no processo e lançou a campanha ‘Queremos mais tempo para participar do zoneamento!’ no portal Panela de Pressão.

Sem qualquer previsãode discussões com a sociedade e com a participação popular restrita a contribuições online, os órgãos responsáveis seguem sem dar qualquer devolutiva.

Por entender a importância da lei e de sua revisão, onde a Frente Mobiliza Curitiba insiste que o prazo seja prorrogado para que sejam realizados, de fato, espaços de participação social adequados para uma discussão qualificada.

Vamos mostrar para o IPPUC e para a Prefeitura que é preciso dividir melhor esse bolo!

 

Acompanhe a divisão do bolo do zoneamento!
Data: 13 de maio (sexta-feira)
Horário: 12h30
Local:Boca Maldita – Centro de Curitiba

Fonte: Mobiliza Curitiba