Seccional de Londrina realiza Café com Cultura

No dia 29 de março a Seccional de Londrina do CRESS-PR realizou o Café com Cultura. O encontrou contou com a presença do Prof. Dr. Alfredo Batista, autor do livro Questão Social e Serviço Social, que abordou o tema “O trabalho e as condições de trabalho do assistente social”.

Na apresentação, o Coordenador da Seccional, Marcelo Nascimento, deu as boas-vindas às/aos participantes e apresentou o objetivo do Café com Cultura e sua construção pelo CRESS-PR. Marcelo destacou ainda as ações empreendidas pela Seccional Londrina, articuladas ao Plano de Lutas e à Agenda Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. “Sendo uma profissão regulamentada e inscrita no Brasil, neste ano em que comemoramos 80 anos de profissão, enquanto gestão, vamos além do cumprimento formal do papel das autarquias federais, imprimimos coletivamente ações de lutas e de resistência ao conservadorismo em defesa da classe trabalhadora”, afirmou o Coordenador.

Como convidado central para o debate, o Professor Alfredo destacou o lugar em que os direitos sociais ocupam no atual contexto de crise do capital e que requer uma dimensão ampliada em nossas reflexões. Tratou também sobre a importância da busca de informação e conhecimento pela categoria, em momentos que se vivenciam afrontas constantes às conquistas da classe trabalhadora e aos direitos sociais, que são ameaçados pelo Congresso mais conservador de todos os tempos. Este parlamento reúne constantemente estratégias para destruir os direitos e conquistas dos trabalhadores, além da disputa pelo Fundo Público, utilizando como saída da crise o Fundo dos Trabalhadores.

O Professor apresentou dados que expressam o avanço da profissão no Brasil, e concomitante a este avanço a precarização do ensino e da formação profissional, tanto no universo das universidades públicas como das universidades privadas e modalidades de ensino à distância, que dobraram o universo de profissionais formados.

O Café com Cultura propiciou um debate que enriqueceu a ação realizada pela Seccional, segundo afirma Mileni Secon, assistente social que prestigiou o encontro. “Os assistentes sociais vieram de outros estados e a categoria se reconheceu na fala do professor Alfredo”, afirmou Mileni.

A assistente social Marilys Garani esteve presente no encontro e conta que o espaço estava muito interessante e o tema despertou um debate muito atual. “O palestrante trouxe os fundamentos da profissão e a forma abordada, juntamente com o momento crítico que estamos vivendo, permitiu dar vazão às questões do cotidiano e animou os profissionais a retomarem seu protagonismo nas lutas democráticas do país”, disse Marilys.

Seccional apresenta novos trabalhadores

Para encerrar este momento importante para a categoria foram apresentados a agente fiscal Bruna Viviani Viana e o assistente administrativo Caio Alencar de Toledo, convocados do último concurso público realizado em outubro do ano passado. “Estou muito feliz com a contratação, fui muito bem recebido pelos colegas, pela gestão e pela categoria durante o evento”, afirma Caio. O CRESS-PR dá as boas-vindas à nova trabalhadora e ao novo trabalhador.