Curso Ética em Movimento em Curitiba concluiu sua última etapa

20160409_165750-1

No último sábado, 9 de abril, foi realizada a última etapa do curso Ética em Movimento em Curitiba, que contou com 40 pessoas inscritas. O curso foi realizado em quatro módulos, sempre aos sábados, nos meses de março e abril, e abordou os seguintes temas: Ética e Sociedade, Ética e Práxis Profissional, Ética e Direitos Humanos e Ética e Instrumentos Processuais. O curso teve como multiplicadora a conselheira do CRESS/PR Renária Moura.

O Ética em Movimento visa proporcionar não apenas formação e instrumentalização teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, mas também tem como intencionalidade, para além de tais aproveitamentos, estar comprometido com cada assistente social, subsidiando-os/as com anseios e expectativas de construção de outro mundo, onde sejam capazes de criar alternativas para poder realizar escolhas conscientes e livres. É um espaço que possibilite aos/às participantes reflexões a partir de uma perspectiva critica e criativa sobre a práxis profissional.

Na visão dos/as participantes, o curso Ética em Movimento possibilitou uma reflexão sobre o agir ético do/a assistente social. A assistente social Flávia Scalsavara comentou que muitas vezes falar em ética é considerado um tabu para a profissão: “é difícil rever conceitos que são formulados. O curso propôs reflexões que vão além do espaço de trabalho e proporcionou uma reflexão crítica sobre o desenvolvimento da perspectiva ética dentro da profissão, além de fortalecer o aprimoramento intelectual”,comentou ela.

Resistência e liberdade

Diante do ataque aos trabalhadores/as rurais sem terra de Quedas do Iguaçu, que aconteceu no dia 7 de abril, o grupo prestou homenagem ao Movimento dos/as Trabalhadores/as Rurais sem Terra – MST pela trajetória de luta e resistência para o cumprimento da função social da terra, dando à turma do Curso Ética em Movimento – 2016 de Curitiba o nome Quedas do Iguaçu – Resistência e Liberdade.