Encapuzados invadem casa de acolhimento de crianças e adolescentes em Curitiba

A intensificação dos discursos de ódio e dos atos de violência segue ameaçando a segurança e até mesmo o direito à vida das populações em situação de vulnerabilidade. Na noite da última quarta-feira, dia 6 de abril, um bando de 15 homens encapuzados e armados com correntes e outras armas brancas invadiu a Casa do Piá 2, uma unidade de acolhimento de adolescentes localizada no bairro Pilarzinho, em Curitiba.

Durante a invasão estavam na casa dois educadores sociais e 12 adolescentes. Os invasores disseram que os adolescentes não são bem-vindos no bairro e fizeram ameaças para que os espaços sejam desativados. Segundo a Fundação de Ação Social (FAS), esta é a quarta casa invadida por bandos em apenas dois meses.

As unidades de acolhimento institucional, previstas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), são locais de abrigamento de crianças e adolescentes colocados sob medida de proteção quando suas famílias se encontram temporariamente impossibilitadas de lhes prestar cuidados e proteção, ou seja, quando estão sendo ou foram vítimas de violência, tiveram seus direitos violados ou ameaçados, por motivo de abandono, maus tratos ou negligência ou seus vínculos familiares e ou comunitários estiverem interrompidos ou suspensos.

O CRESS-PR, em consonância com o conjunto CFESS-CRESS, tem como um de seus princípios a defesa intransigente dos direitos humanos e, por conseguinte, dos direitos das crianças e adolescentes. Neste sentido, o Conselho manifesta sua preocupação com os fatos ocorridos e solicita ao poder público que garanta os direitos e a segurança das crianças e adolescentes atendidos nas unidades de acolhimento, bem como das trabalhadoras e dos trabalhadores destas unidades.