Manicômios Nunca Mais – Ato nesta quinta 13h30

manicomios-nunca-mais

O CRESS-PR defende um Serviço Social que lute contra os princípios opressores e violentos do modelo de saúde mental calcado na exclusão das pessoas com sofrimento mental, materializada através dos hospitais psiquiátricos, comunidades terapêuticas e manicômios. O Movimento da Luta Antimanicomial deve nos lembrar que, como todo cidadão, as pessoas com sofrimento mental têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Assim, convida toda a categoria a participar nesta quinta-feira dia 17 de dezembro da manifestação em Curitiba – MANICÔMIOS NUNCA MAIS. Será na Praça Rui Barbosa às 13h30.

O ato é em defesa da Reforma Psiquiátrica e traz uma pauta fundamental contra a nomeação do psiquiatra Valencius Wurch para a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde.

Valencius Wurch é ex-diretor do maior manicômio privado da América Latina, a Casa de Saúde Dr.Eiras, de Paracambi (RJ). O manicômio foi fechado em 2012 após extensa série de denúncias e investigações de graves violações de direitos humanos. Além do nefasto vínculo com os manicômios, Valencius foi um dos principais opositores à Reforma Psiquiátrica, conquista aprovada como lei em 2001 que reformulou o atendimento às pessoas em sofrimento mental no Brasil.

A aprovação da Reforma só foi possível graças à Luta Antimanicomial, um grande movimento de psicólogas/os, psiquiatras, médicas/os, usuárias/os, familiares e de toda a população que vem, desde a década de 70, lutando por um atendimento mais humanizado à parcela da população diagnosticada com transtornos mentais. O principal avanço da Reforma Psiquiátrica foi a superação de métodos tradicionais de assistência às pessoas em sofrimento psíquico que envolviam desde o internamento e exclusão social até técnicas muito próximas à tortura. Atualmente, a política de saúde mental brasileira se vale de uma rede de equipamentos e saberes teórico-práticas que estimulam a participação social, a forma humanizada de entender o sofrimento psíquico e a garantia dos direitos humanos.

A nomeação de um ex-diretor de manicômio como coordenador de nossa política de saúde mental ameaça todas as conquistas recentes e extingue qualquer possibilidade de avanço. Isso nos põe em alerta. Sendo assim, convidamos toda a sociedade para se manifestar contra esse retrocesso.

Movimento sociais da saúde mental, sindicatos, conselhos profissionais, trabalhadoras/es e usuárias/os estarão reunidos na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, às 13h30 de quinta-feira (17) para dialogar com a população sobre a defesa dos direitos das pessoas em sofrimento mental.

Participe!

Terá apresentação de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), exposição de fotos, confecção de cartazes e panfletagem!

————————————-
PRAÇA RUI BARBOSA | CENTRO DE CURITIBA