O CRESS/PR participou da 13ª Conferência Municipal de saúde de Curitiba

(crédito: Everton Bressan/ SMCS)

Nos dias 10, 11 e 12 de julho, o CRESS/PR participou da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba, que ocorreu no Colégio Marista Santa Maria. O evento reuniu cerca de 800 pessoas para discutir os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba.

Na Conferência Municipal de Saúde, metade das cadeiras foi destinada a usuários/as do SUS, 25% para trabalhadores/as, 12,5% para gestores/as e 12,5% para prestadores/as de serviço. O resultado dos debates realizados nos três dias do evento transformou-se em política pública para a Saúde do município.

Durante a programação da Conferência, gestores/as, trabalhadores/as, usuários/as e prestadores/as de serviços em saúde reuniram-se em oficinas para analisar as propostas da 12ª Conferência Municipal, ocorrida em 2013. A iniciativa foi inédita e havia sido sugerida pelo Ministério Público, como forma de acompanhamento da formatação das políticas públicas.
No domingo, dia 12, ocorreu a plenária final para a aprovação das propostas discutidas nos trabalhos de grupo. Além disso, ocorreu a homologação da Gestão 2015-2019 do Conselho Municipal de Saúde e dos representantes para a Conferência Estadual de Saúde.

Entre as propostas aprovadas, esteve a inclusão dos/das profissionais de Serviço Social nas equipes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Na plenária final também foram aprovadas moções Contra a Redução da Maioridade Penal e pela inclusão do/da profissional de Serviço Social nas UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) do município de Curitiba.
O CRESS/PR, com sua participação na Conferência, manteve vaga de suplência no Conselho Municipal de Saúde para a Gestão 2015-2019.