Contra o Pacotaço para os Servidores Estaduais

foto Paraná Online

Nesta segunda (9) teve início a Greve Geral dos/as Educadores/as do Paraná – uma reação às medidas anunciadas pelo Governo Estadual na última quarta-feira. O ‘Pacotaço’, como é chamado o conjunto de propostas do Governo, prevê inúmeras mudanças nos direitos trabalhistas de servidores públicos, não apenas de professores da rede estadual. Assim, a greve de outras categorias profissionais também está eminente.

O CRESS/PR assume perante a categoria o compromisso com a construção de uma nova ordem societária, e neste contexto com a luta por uma educação pública de qualidade e que seja pensada como instrumento de emancipação humana e social. Assim vem a público manifestar solidariedade e apoio à Greve.

O CRESS/PR manifesta-se em defesa da classe trabalhadora, posicionando-se contra as medidas do Pacotaço, que presumem retrocessos trabalhistas para os servidores estaduais. Para a assistente social Silvia Albertini, que trabalha no Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, os projetos apresentados pelo Governo do Estado atacam os servidores públicos, dando como exemplo as alterações que o projeto prevê ao Fundo Previdenciário: “O governo quer usar dinheiro do Fundo para pagar dívidas que o governo contraiu durante anos. Isso é muito injusto com os servidores. Outro desrespeito é a forma como tentam aprovar o projeto, através do chamado ‘Tratoraço’, onde a classe dos servidores não pode nem participar da votação”

Saiba mais:

Sobre a Educação: um histórico de desrespeito tem rondado a Educação Pública no Paraná, resultando no caos em que se encontra o setor hoje. Há tempos a comunidade escolar enfrenta o não repasse de verbas, ocasionando falta de materiais básicos nas escolas; a diminuição no quadro de funcionários/as e professores/as; fechamento de turmas causando superlotação nas salas; fim de programas de formação de professores (as) e o fim do Plano de Carreira; atraso e cortes nos salários; e uma dívida do governo em relação aos direitos trabalhistas consagrados, como pagamento de rescisões contratuais e 1/3 de férias. Para os/as professores/as o chamado ‘Pacotaço’ prevê uma série de cortes em benefícios.

Greve Geral: Além de todos estes problemas com a Educação, o conjunto de medidas do Governo Estadual envolve todo o funcionalismo público. São 13 pontos divididos em dois projetos de lei que deverão ser votados a toque de caixa pelos deputados para aumentar a receita e diminuir os gastos do estado. As medidas afetam os servidores estaduais, por exemplo, com um corte nas gratificações por tempo de serviço e com mudanças drásticas no Fundo Previdenciário. Assim, há a possibilidade de Greve Geral do funcionalismo público do Estado.

Nesta terça-feira completaram-se dois dias de protestos contra o ‘pacotaço’ e algumas categorias profissionais ameaçam entrar em greve caso as propostas sejam aprovadas.

Fontes: APP Sindicato e Paraná-Online

Foto: Paraná Online

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.